(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

“MOTO PERPÉTUO”

Receita Federal faz operação em Curitiba

A Operação Moto Perpétuo desencadeada nesta data, 23 de abril, é resultado de um trabalho conjunto entre a Receita Federal e a Polícia Federal em Curitiba/PR.

A investigação buscou identificar o patrimônio oculto e os rendimentos oriundos da atividade criminosa da organização liderada por um casal de empresários da região de Curitiba/ PR, ligado ao setor de saúde.

O casal investigado, líder dessa organização, já havia sido alvo de investigação anterior, a qual desbaratou uma organização criminosa que se utilizava de OSCIPs para celebrar convênios e termos de parceria com a Administração Pública e, por meio de expedientes fraudulentos das mais diversas ordens, desviou, se apropriou e lavou os recursos ilicitamente auferidos.

Naquela ocasião, entre outras medidas cautelares, deferiu-se judicialmente pelo sequestro de diversos veículos e bens imóveis e pelo bloqueio de ativos financeiros mantidos em nome dos investigados e de todas as empresas utilizadas pela organização criminosa. Acontece que, após o deferimento das medidas, verificou-se que o montante de dinheiro sequestrado não chegou a R$ 4 milhões, ficando a totalidade dos bens sequestrados, contando bens móveis e imóveis, bem abaixo de R$ 10 milhões, com indícios de ocultação de patrimônio e lavagem de dinheiro.

Novos elementos trazidos ensejaram a realização de uma nova investigação tendo em vista ter sido identificado que o casal investigado estaria ocultando patrimônio com a utilização de laranjas. E, com o intuito de ocultar ou dissimular a verdadeira propriedade dos bens, adquiriu diversos bens imóveis, clínicas odontológicas e veículos de luxo em nome de terceiros.

Os indícios ora indicados ensejaram a decisão judicial pelo cumprimento de mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados visando a comprovação e coleta de novo elementos comprobatórios dos crimes representados.

Foram realizadas buscas também em endereços vinculados a um contador e a um advogado, suspeitos de criarem empresas em nome de terceiros e de auxiliarem na viabilização da lavagem do patrimônio ilicitamente obtido.

A operação contou com a participação de aproximadamente 55 Policiais Federais e 10 Auditores-fiscais e Analistas tributários da Receita Federal que cumpriram, ao todo, 13 mandados de Busca e Apreensão. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Curitiba/PR, Balneário Camboriú/SC e São Paulo/SP.

As ordens judiciais expedidas pela 9ª Vara Federal de Curitiba preveem o bloqueio de imóveis, a indisponibilidade de quotas sociais de empresas, a apreensão de valores e de veículos de alto valor.

Compartilhe: