O material didático, de autoria da analista tributária representante de Cidadania Fiscal na 8ª Região Fiscal (SP), Priscila Pitta Penna, ilustrado pelo analista tributário Moisés Boaventura Hoyos, aborda conceitos básicos de cidadania e conscientização tributária de forma lúdica e pedagógica. O livro é ilustrado e escrito numa linguagem simples e adequada à fase escolar em que se encontram os alunos do Ensino Fundamental I.
No intuito de despertar o interesse dos jovens para o aprendizado de temas relativos à educação fiscal e ao exercício da cidadania, o assunto foi inserido dentro de uma história fictícia e divertida, na qual personagens do reino animal vivenciam problemas semelhantes aos enfrentados pelos seres humanos no mundo real.
Com essa estratégia pedagógica, busca-se aguçar a imaginação e a curiosidade, bem como estimular a reflexão consciente e crítica dos estudantes acerca de temas importantes da vida do indivíduo em sociedade, de acordo com as competências a serem desenvolvidas durante a educação básica como consta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Nesse sentido, a história contada no livro “Os guardiões da Liga Cidadã e a Casa do Tesouro” contextualiza a definição de tributos, Estado Democrático de Direito, direitos e deveres dos cidadãos, orçamento público, políticas públicas, entre outros tópicos nas situações cotidianas vividas pelos personagens, o que tende a facilitar a compreensão e a aprendizagem.
Além disso, após cada um dos quinze capítulos são sugeridos conceitos e abordagens que podem ser trabalhados por educadores e professores em sala de aula.
O projeto contou com a revisão gramatical da assistente técnico-administrativa, Juliana Hatoum Machado, a supervisão do analista tributário e gestor regional de Cidadania Fiscal, José Batista Laurido Júnior e a coordenação da analista tributária e gestora nacional de Cidadania Fiscal, Ana Paula Sacchi Kuhar.