Com o término do mandato, o prefeito deve assumir uma função no Governo do Estado. Ele não descarta ser candidato a deputado estadual em 2026
ADÃO RIBEIRO
Julio Leite está concluindo oito anos de mandato na prefeitura de Terra Rica. Em visita ao Diário do Noroeste, o mandatário fez um balanço da gestão. Recuperar o ânimo e a autoestima das pessoas através de investimentos em diversos segmentos foi a grande conquista, analisa. Julio Leite fez um balanço das obras e comemorou a chegada do asfalto a 100% do município já nos próximos anos. As licitações dos trechos que ainda restam estão em curso e serão executadas na próxima gestão.
Além do asfalto, a cidade comemora a geração de empregos com a chegada de grandes grupos empresariais. Também a política de incentivo municipal desapropriou 20 alqueires de terra para a instalação de novas empresas.
DESTAQUE REGIONAL – A saúde obtém destaque regional. De acordo com o prefeito, as UBSs estão se destacando no funcionamento e o hospital municipal, antes quase desativado, ganhou protagonismo e hoje atende com qualidade e rapidez. Para o futuro, Terra Rica pretende implantar a clínica de hemodiálise. Sem contar que o município equipou a Saúde com novas ambulâncias para o transporte digno de pacientes que precisam de cuidados em outros centros.
EDUCAÇÃO – Na educação o cenário também é bom, aponta o mandatário. As escolas suprem a demanda com ensino e merenda escolar de qualidade. Há também distribuição gratuita de uniformes e material escolar.
Para os jovens, o incentivo vem em forma de opções de esporte e lazer e oportunidade de profissionalização e ingresso no mercado de trabalho. O Projeto Bombeiro Mirim proporciona estágios e cursos. A cidade foi a que mais sediou etapas de jogos oficiais e mantém dez modalidades de excelência.
TURISMO – No turismo o prefeito concluiu a primeira etapa da reforma da prainha e antecipa a sequência para os próximos anos. O asfaltamento de toda a orla (Rio Paranapanema) é outro avanço que, após concluído, promoverá grande salto no turismo. A melhoria se juntará ao projeto do Cristo Redentor, impulsionando o turismo religioso. “Terra Rica tem a beleza e as atrações dos Três Morrinhos”, exemplifica.
Para fazer frente aos anseios da população, o prefeito implantou avalições anuais do trabalho e pesquisas de opinião no município, ouvindo diretamente os moradores. Além disso, por conviver na cidade desde a infância, é sempre abordado e as pessoas falam de forma franca sobre os problemas. “Não foi fácil, mas foi muito gratificante”, define, lembrando que a aprovação ao seu mandato nunca baixou de 65%, mesmo com eventuais pressões da oposição.
REPRESENTATIVIDADE REGIONAL – Julio Leite acumula a experiência de três mandatos na presidência da Amunpar – Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense, sendo dois deles consecutivos (2023/2024). Com a experiência acumulada, ele simplifica a importância da entidade: “Somos fortes unidos, juntos somos protagonistas”.
O presidente lembra que a entidade encampou as lutas pela duplicação da BR-376 até o Porto São José e também a construção da ponte até o Mato Grosso do Sul, sempre ao lado de outras instâncias comunitárias como a Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar).
Além do desafio da infraestrutura, a Amunpar somou esforços à iniciativa da Secretaria de Turismo liderada por Márcio Nunes, de implantar a integração turística através da Costa Noroeste. “Um investimento robusto, coordenado”, cita.
Para ele, o turismo tem o potencial de impulsionar as cidades, a exemplo do que acontece com Porto Rico. O turista circular pela região, conhecendo suas belezas por inteiro. Para isso, explica, a iniciativa da Costa Rica quer ligar as cidades pela chamada Beira Rio e depois ligar os portos.
Na condição de presidente da Amunpar, Julio participou do debate sobre a nova praça de pedágio e as contrapartidas. O curso de Medicina é outra luta de todos. O mesmo vale para a Unidade Morumbi da Santa Casa, em funcionamento graças ao empenho conjunto e a sensibilidade do Governo do Estado.
O investimento em meio ambiente através do Cica (Consórcio Caiuá Ambiental) e em saúde com o Consórcio Intermunicipal são determinantes dentro da proposta de integração. “Saio e deixo a missão para os colegas. Vão dar sequência”. Itaipu Binacional, por exemplo, acaba de firmar convênio de R$ 19 milhões com o Cica para a área ambiental.
DEPUTADO ESTADUAL? Julio Leite não foge quando o assunto é futuro político. Ele contextualiza, citando que a região obteve uma grande conquista com a eleição do deputado federal Tião Medeiros. No entanto, houve a perda do deputado estadual, que agora deverá ser reposta com a posse do médico Leônidas Fávero Netto, primeiro suplente por Paranavaí que assume o cargo de deputado estadual na vaga deixada por Douglas Fabrício, eleito prefeito de Campo Mourão.
Para Julio Leite, é possível lançar dois candidatos do Noroeste para estadual, sendo um de Paranavaí e outro da região com possibilidades reais de vitória. “São 150 mil votos nas nossas cidades”, enumera. Neste cenário, adianta, tem vontade de participar do pleito, desde que seja nesse cenário viável.
Adverte que representa uma visão, mas o que importa é o todo. Tanto que neste primeiro momento após o mandato, deve fazer parte da equipe do governador Ratinho, na Casa Civil ou na Secretaria de Turismo. Por consequência, em 2026 o nome estará à disposição, se a região entender como importante para o desenvolvimento. E finaliza: “Estou pronto”.
A entrevista foi concedida pelo prefeito Julio Leite na manhã da última quarta-feira. O prefeito esteve no estúdio do DN acompanhado do prefeito eleito de Terra Rica, Agnaldo de Souza Costa. A íntegra da entrevista pode ser assistida no canal do DN no YouTube.