Secretários de Educação e Cultura dos 12 municípios que compõem o Comafen (Consórcio Municipal da Apa Federal) estiveram reunidos para conhecerem mais sobre os trâmites para adesão dos municípios na Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura.
Durante a reunião, realizada durante a última quarta-feira (2) no espaço “Douradão”, no distrito do Porto São José, em São Pedro do Paraná, os servidores municipais puderam tirar dúvidas e aprenderem um pouco mais sobre as formas de captarem recursos destinados ao desenvolvimento cultural em suas cidades.
O agente regional de Cultura, César Felipe Farias, apresentou as linhas disponibilizadas aos municípios com menos de cinco mil habitantes, onde a maioria das cidades do extremo-noroeste se encaixa. Também apresentou outras linhas para cidades maiores, como no caso de Loanda e Nova Londrina.
O agente cultural deixou bem claro que para ter acesso aos recursos disponibilizados através da Lei Paulo Gustavo é necessário que os municípios tenham o Conselho Municipal de Cultura ativo.
“Quem não tem o Conselho Municipal de Cultura terá que criar um, e os que estão inativos devem voltar a serem ativos,” esclareceu Cesar.
Os recursos já estão disponibilizados para os municípios, e boa parte é reservado para projetos audiovisuais (fotos, filmagens, roteiros). Mas também contempla projetos; musicais, cênicos, circenses, dança, entre outras modalidades culturais.
Os representantes das cidades de São Pedro do Paraná, Willian Andrade (secretário de Educação e Cultura), e de Porto Rico, Aparecida Cesarino (secretária de Educação e Cultura) relataram que seus municípios estarão trabalhando para captarem e aplicarem esse recurso.
“Estamos prontos para aplicarmos esse recurso, para incentivar ainda mais nossos artistas locais a produzirem ainda mais cultura”, frisou Willian Andrade.
“É a primeira vez que Porto Rico capta esse tipo de recurso para incentivar a produção cultural em nossa cidade, e já estamos trabalhando para promover nossos artistas”, destacou Cesarino.