A Prefeitura de Cruzeiro de Sul, através da Secretaria de Educação, realizou no início deste mês uma grande atividade de conscientização sobre o autismo. Na ação os alunos do CMEI Chapeuzinho Vermelho e da Escola Municipal Professor Flávio Sarrão, realizaram com auxílio de seus professores, atividades pedagógicas e educativas sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril.
A data, estabelecida em 2007, tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.
Os transtornos do espectro autista (TEAs) aparecem na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta.
Na maioria dos casos, eles se manifestam nos primeiros cinco anos de vida. As pessoas afetadas pelos TEAs frequentemente têm condições comórbidas, como epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O nível intelectual varia muito de um caso para outro, indo de deterioração profunda a casos com altas habilidades cognitivas.
“De extrema importância esta ação realizada pela nossa Secretaria de Educação em conjunto com os professores da rede de ensino. A conscientização desde cedo contribui para a socialização correta das crianças que apresentam autismo. Todos saem ganhando com esse conhecimento adquirido”, declarou o prefeito Cesar Sugigan.