Por Gregório José*
As redes sociais muitas vezes entregam conteúdos semelhantes em vez de comparativos devido a uma combinação de algoritmos de recomendação, estratégias de engajamento e modelos de negócios das próprias plataformas.
As redes sociais são projetadas para cativar a atenção dos usuários e mantê-los engajados. Para fazer isso, elas usam algoritmos sofisticados que analisam o comportamento de cada usuário. Quando você interage com conteúdo (curtindo, comentando, compartilhando), os algoritmos notam essas ações e tentam entender quais tipos de conteúdo você prefere.
Com base nas informações coletadas, os algoritmos montam um perfil do seu interesse. Por exemplo, se você costuma curtir postagens sobre viagens, os algoritmos entenderão que você gosta desse assunto. Como resultado, seu feed será preenchido com mais postagens relacionadas a viagens.
Isso acontece porque as redes sociais querem mantê-lo interessado. Se elas continuarem mostrando conteúdo que você gosta, você passará mais tempo na plataforma, o que é bom para os negócios delas. No entanto, esse processo tem um efeito colateral: ele pode criar uma “bolha de filtro”.
A bolha de filtro é uma situação em que você só é exposto a opiniões e informações semelhantes às suas. Por exemplo, se você se interessa por política e segue pessoas com visões políticas semelhantes às suas, os algoritmos vão continuar mostrando postagens que confirmam suas opiniões. Isso pode levar a uma visão limitada do mundo, pois você não é exposto a perspectivas diferentes.
O conteúdo que envolve comparações ou perspectivas contrastantes é mais complexo. Pode exigir mais tempo e esforço para entender as nuances das diferentes opiniões. Além disso, pode haver o risco de que conteúdo comparativo gere menos engajamento imediato, pois as pessoas podem não reagir tão rapidamente a algo que desafia suas opiniões atuais.
As redes sociais muitas vezes entregam conteúdos semelhantes em vez de comparativos devido a uma combinação de algoritmos de recomendação, estratégias de engajamento e modelos de negócios das próprias plataformas. Aqui estão algumas razões que explicam por que isso acontece como o “Algoritmo de Recomendação”; “Bolhas de Filtro”; “Modelo de Negócios e Publicidade”; “Engajamento e Retenção”; “Complexidade da Comparação” e o “Viés de Confirmação”.
É importante notar que, embora as redes sociais possam fornecer conteúdo semelhante, os usuários também têm a responsabilidade de diversificar sua exposição a diferentes perspectivas, buscando ativamente informações e opiniões diversas fora da bolha de filtro das redes sociais. Isso pode ajudar a promover um entendimento mais completo e uma visão mais ampla do mundo.
Portanto, embora as redes sociais tenham a intenção de personalizar sua experiência para mantê-lo interessado, isso pode levar a uma exposição limitada a diferentes perspectivas. É importante lembrar de buscar ativamente informações fora das redes sociais, ler fontes variadas e estar aberto a opiniões divergentes para ter uma compreensão mais completa do mundo ao seu redor.