Presidente reeleito do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paranavaí (Sinserpar), Gabriel dos Santos Luiz, anunciou que entre as prioridades da nova gestão está a concessão do vale-alimentação a toda a categoria. “Desde nossa primeira assembleia, em 2019, o vale-alimentação está na pauta das nossas reivindicações. Conseguimos o benefício para os professores e agentes de apoio. Agora queremos estender a todas as demais categorias da Educação e também a todos os servidores”, disse ele.
Ele revelou que outra prioridade do novo mandato será a redução da carga de trabalho dos agentes de conservação, cozinheiras, ajudantes gerais e motoristas. “Eles estão cumprindo uma jornada que chega a ser desumana”, lamentou o presidente.
A eleição no Sinserpar aconteceu nesta segunda-feira, dia 13, e apenas uma chapa, encabeçada por Gabriel dos Santos, se inscreveu. Dos 900 servidores aptos a votar 522 foram às urnas, o que corresponde a 58%, um índice alto considerando tratar-se de chapa única, que obteve 98% dos votos válidos. A comissão de apuração registrou apenas 10 votos em branco. A eleição foi das 8 às 17 horas e a contagem dos votos aconteceu em seguida na sede do Sindicato.
Após a promulgação, Santos disse que o resultado mostra a confiança e o reconhecimento do servidor na diretoria. “Este resultado aumenta ainda mais a nossa responsabilidade nesta nova gestão”, disse, acrescentando em seguida que “não tenho palavras para agradecer o apoio recebido”.
O presidente disse que apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, os servidores se mantiveram mobilizados desde o início de sua gestão. “A participação dos servidores nas reuniões internas e na Prefeitura, nas assembleias, nas manifestações de rua e na Câmara Municipal foram essenciais para algumas de nossas conquistas, como o aumento real de 1,24% em 2019, quando também todas as classes dos professores receberam aumento de acordo com o piso salarial nacional, e a concessão do vale-alimentação aos professores e agentes de apoio. Agora queremos estender o vale-alimentação a todos os servidores, recuperar as perdas salariais e reduzir a carga horária das categorias que estão sobrecarregadas”, enfatizou Santos.
Assembleia – E a busca por novos benefícios aos servidores começa nesta quarta-feira, dia 15, quando haverá Assembleia Geral para formar a nova pauta de reivindicações. “Infelizmente, a pauta do ano passado sequer foi respondida pela Administração Municipal. Espero que os servidores mereçam um mínimo de consideração desta vez e possamos discutir o assunto”, sublinhou o presidente.
A Assembleia será realizada no auditório da Aciap. A primeira chamada será às 19 horas e a segunda às 19h30. “É importante a participação do maior número de servidores na assembleia, porque dela sairá a pauta que vamos encaminhar ao Governo Municipal com as nossas reivindicações e esperamos vê-la atendida. Vamos formular propostas que atendem todos os servidores e aquelas específicas de cada categoria e secretaria”, disse ele.
Nova diretoria – Além de Gabriel que foi reconduzido à presidência, também foram eleitos: Marcia Regina Victor Francisco (vice-presidente), Luara Alexandre dos Santos (secretária), Mario Sergio Gonzales (2º secretário), Marcia Solange Cassorillo de Lima (tesoureira), Luciana Bispo dos Santos (2ª tesoureira), Décio Borges Monteiro (diretor de Patrimônio) e Edilaine Aparecida da Silva (diretora Social).
Seis servidores se candidataram para as três vagas do Conselho Fiscal. Após a apuração dos votos, o Conselho ficou assim constituído: Rosângela Cristina Ariozi de Souza, Elizabeth Gonçalves da Silva e Sérgio José França.