A cidade está selecionada entre as 80 que compõem o programa do Governo Ratinho Júnior, denominado Rota do Progresso
ADÃO RIBEIRO
Prefeito reeleito de Santo Antônio do Caiuá, Gabriel Fachiano visitou a redação do Diário do Noroeste nesta quarta-feira (16). Ele falou sobre os desafios da campanha, as grandes conquistas da gestão e enumerou as metas para o próximo mandato – 2025/2028.
Fachiano detalhou a emoção no dia do pleito. O movimento durante a votação já apontava para um resultado apertado. Porém, sempre demonstrou otimismo, a partir do apoio das pessoas. A contagem dos votos na última urna sacramentou a vitória com 50,28% dos votos válidos.
Passada a tensão eleitoral, o prefeito lembra que estes dias são dedicados para a prestação de contas, inclusive formal, e avaliar a visão do eleitor. A partir daí, entende, será possível aglutinar mais pessoas para os grandes desafios do futuro.
DEMANDAS – As principais reivindicações da população são voltadas para a geração de empregos e moradia. Também a saúde é um tema sensível, relata, além da necessidade de atrações para a juventude, incluindo esporte, lazer e cultura. Por isso, o prefeito antecipa que esses serão os focos do próximo ano.
A cidade está selecionada entre as 80 que compõem o programa do Governo Ratinho Júnior, denominado Rota do Progresso. Haverá incentivos indiretos como infraestrutura, bem como uma abordagem direta para atrair empresários. Isso deve suprir parte da necessidade por vagas de trabalho.
Na mesma linha, a equipe conversou com os jovens na campanha quando foram firmados compromissos de oferecer mais atividades de lazer e entretenimento.
Na saúde o prefeito adverte que o SUS é a única alternativa das pessoas mais pobres, sem condições de recorrerem aos serviços privados. Por isso, se revela atento para melhorias de forma continuada. Como atesta, é preciso continuar avançando.
CARNAVAL E TURISMO -Santo Antônio do Caiuá já é referência no Carnaval e essa condição deve ser reforçada nos próximos anos. A ideia é que cada vez mais as pessoas participem da festa e levem o nome da cidade. As ações estão unificadas na Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo.
Aliás, o turismo deve ser alavancado com o grande empreendimento de condomínio privado aproveitando o potencial do Rio Paranapanema. Obras de infraestrutura devem começar nos próximos meses. “Tenho certeza que será uma referência e vai ampliar a capacidade turística de Santo Antônio do Caiuá”, analisa.
INLCUSÃO ECONÔMICA E SOCIAL – Marca da primeira gestão, o programa Inclusão Econômica e Produtiva colhe resultados expressivos no atendimento aos mais carentes. São cerca de 40 famílias assistidas com benefícios diretos, incluindo cestas básicas, fornecimento de gás, além de um repasse financeiro mensal.
A contrapartida se dá em forma de serviços prestados ao município de acordo com as habilidades de cada um. Homens, por exemplo, atuam na limpeza de ruas, pinturas e outros, enquanto as mulheres atendem em estabelecimentos de educação e sociais.
O próximo passo do programa é estender aos idosos. Garantindo o cuidado para esse público os integrantes das famílias terão tempo de executar outros trabalhos e atividades profissionais. Hoje muitos adultos são forçados a permanecerem em casa para cuidar dos familiares mais velhos e vivem da aposentadoria ou pensão de pais ou avós. “Vamos fazer um levantamento”, antecipa.
AMUNPAR – Gabriel Fachiano descarta pleitear a presidência da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense – Amunpar. No entanto, admite que pode colaborar com a próxima gestão. Confirma que já foi procurado por um prefeito interessado em montar chapa para conduzir a entidade em 2025.