(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

CEEBJA NEWTON GUIMARÃES

Reflexão e arte marcam a semana com atividade especial

Evento finalizou as ações do Setembro Amarelo no estabelecimento de ensino

Nesta semana o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos – CEEBJA Newrton Guimarães de Paranavaí – fez o encerramento das atividades do Setembro Amarelo, de reflexão e de valorização da vida. Um evento, na noite da última segunda-feira, foi marcado por muita festa e pela arte musical do Grupo Gralha Azul.

Diretora do CEEBJA Newton Guimarães, a professora Amanda Letícia Pessoto Bana destacou a importância de debater o tema proposto pelo Setembro Amarelo numa perspectiva de valorização da vida.

A mensagem por uma vida mais feliz foi reforçada pela professora Claudenira Carvalho “Escolhemos cuidar das pessoas. Nessa noite de forma diferente, em que através da poesia, da música e da reflexão, trouxemos um tema sério, mas sem perder de vista a alegria de viver”, define.

Na visão do estabelecimento de ensino, é preciso sim, falar sobre o tema e sobre o combate ao suicídio. “O assunto é delicado, mas podemos buscar maneiras de prevenir”, conclui.

A mensagem da escola foi a partir das letras do Gralha Azul, grupo que conta e conta o Paraná e suas belezas. Por fim, o grupo brindou os participantes com um show, destacando os grandes sucessos.

Muita gente prestigiou a atividade no estabelecimento de ensino

História

Em 2013, Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP, deu notoriedade e colocou no calendário nacional a campanha internacional Setembro Amarelo. E, desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP – em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM – divulga e conquista parceiros no Brasil inteiro com a campanha. 

​O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano.

(fonte: setembroamarelo.com)

Causas

Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias (como álcool e drogas). No Brasil são registrados cerca de 12 mil suicídios por ano (mais de 1 milhão no mundo). Cerca de 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais.

(Fonte: ebc.com.br)

Alerta

Tema sensível. Se precisar de ajuda ligue para 188 – Centro de Valorização da Vida – CVV (cvv.org.br).

Compartilhe: