REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Mais do que um cartão de visitas, o aeroporto é a porta de entrada para o desenvolvimento. As palavras do vereador de Paranavaí Josival Moreira são acompanhadas de um pedido de informações: quer saber como estão as obras de reforma da pista do Aeroporto Municipal Eduardo Pacheco Chaves, o Edu Chaves. Ele formalizou a solicitação ao Poder Executivo e o Requerimento 95/2022 deverá ser votado em plenário na segunda-feira (12).
O Diário do Noroeste conversou com o secretário de Infraestrutura de Paranavaí, Mateus Marrique, que adiantou alguns detalhes sobre a readequação do aeroporto visando ao retorno dos voos comerciais. A primeira etapa dos trabalhos é a reforma da pista de pouso e decolagem. A obra começou quarta-feira (7) e o prazo do contrato vai até 5 de abril de 2023. Mais de 30% já foram executados.
O asfalto está passando pelo processo de recape em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), material que garante mais qualidade e segurança às operações de pouso e decolagem. A camada mais grossa de asfalto é resistente ao impacto e ao peso das aeronaves.
Outro serviço em andamento é a instalação de alambrado ao redor de todo o sítio aeroportuário. De acordo com Marrique, a proteção é necessária para evitar a entrada de veículos, pessoas e animais na área de pouso e decolagem, o que traria riscos de acidentes. Recentemente circulou nas redes sociais imagens de bovinos pastando em espaços internos do aeroporto.
Esta fase da readequação também inclui a sinalização horizontal das cabeceiras e do meio da pista. A ideia é garantir que o Aeroporto Edu Chaves possa operar não somente durante o dia, mas, da mesma forma, tenha condições para pousos e decolagens à noite.
Voe Paraná – O secretário de Infraestrutura afirmou que a partir das mudanças, Paranavaí voltará a receber voos de aeronaves com motores à reação (turbo-jato e turbo-fan), além de aviões com motorização a turbo-hélice. “Com a melhoria da pista de pouso e decolagem, da pista de táxi e do pátio de manobras, haverá um reflexo positivo, resultando em grande aumento de operações, inclusive da Azul/Conecta com aviões do modelo Grand Caravan, do programa Voe Paraná.”
Marrique se refere ao programa do Governo do Estado, lançado em 2019 com o objetivo de ampliar o número de voos em todo o Paraná. Para se ter uma ideia, em 2018 eram seis aeroportos com operações regulares, passando para 20 este ano. São mais de 60 rotas regionais que ligam cidades do interior ao Aeroporto Internacional de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Paranavaí chegou a registrar pousos e decolagens dentro do Voe Paraná, mas a falta de estrutura adequada e a chegada da pandemia de Covid-19 no ano seguinte ao lançamento do programa, ou seja, 2020, forçaram a interrupção das operações aéreas.
Agora, com investimento de mais de R$ 7 milhões na reforma da malha asfáltica e a aplicação de novos recursos para adequar a área administrativa e o espaço destinado aos passageiros, Paranavaí será reinserida no Voe Paraná. Essa segunda etapa de obras ainda passará pelos trâmites de licitação.
Posteriormente, a Administração Municipal poderá ampliar a extensão da pista, o que permitiria ao Aeroporto Edu Chaves receber voos ainda maiores, inclusive servindo como ponto de apoio para aeronaves que eventualmente não consigam pousar no Aeroporto Regional de Maringá Silvio Name Júnior.
Administração – Até agora, a administração do Aeroporto Edu Chaves está sob a responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura, mas uma mudança proposta na Câmara de Vereadores e já aprovada transfere os cuidados para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que conta com a Assessoria Especial Aeroportuária, criada recentemente.
Caberá à nova estrutura administrativa gerenciar e coordenar todas as atividades, manter os padrões definidos pela legislação, fiscalizar o cumprimento dos contratos, realizar o cadastro e a respectiva cobrança de tarifas do movimento de aeronaves e promover ações de atração de negócios do modal aéreo, entre outras atribuições.
Requerimento – Ao comentar o pedido de informações que pretende apresentar ao Poder Executivo, o vereador Josival Moreira exaltou o potencial econômico de Paranavaí e disse que o funcionamento efetivo do aeroporto municipal terá impactos positivos sobre o turismo e os negócios. “Temos um grande potencial que precisa ser explorado. Para isso, é preciso oferecer serviços de qualidade para quem visita a cidade.” A reestruturação do espaço aeroportuário é um importante passo, disse o vereador.