REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Em 1985 São João do Caiuá inaugurava um dos principais espaços voltados para a prática de atividades físicas, o Ginásio de Esportes Domingos Beraldi. Hoje, quase 40 anos depois, uma ampla reforma está em curso e promete preparar a estrutura para receber grandes eventos.
As obras começaram em janeiro deste ano e incluem uma série de readequações, por exemplo, a implantação de equipamentos de acessibilidade. “Recebemos crianças e atletas paradesportivos e não tínhamos as condições necessárias”, explicou o coordenador municipal de Esportes, Guilherme Arcanjo Cardoso.
Até agora 15% do projeto foi concluído. O prazo estipulado em contrato para a conclusão dos serviços é de oito meses, mas a expectativa é de antecipar a entrega para julho.
Um dos itens constantes no projeto é o elevador para cadeirantes e pessoas com necessidades especiais, proporcionando acesso da arquibancada à quadra.
A rede hidráulica também merece atenção. O desgaste provocado pelo tempo resultou em vazamentos em banheiros e vestiários, problema que será resolvido com a reforma.
O investimento também permitirá a troca do sistema de iluminação, a aquisição de um placar eletrônico e a substituição dos bancos de reservas ao lado da quadra esportiva.
A nova configuração terá, ainda, todos os itens de segurança definidos pelas normas do Corpo de Bombeiros.
“Será um novo espaço”, resumiu Cardoso.
ATENDIMENTO À COMUNIDADE
Além das competições oficiais, o ginásio de esportes de São João do Caiuá é utilizado por crianças e adolescentes que participam de projetos de iniciação à prática esportiva e atividades de contraturno.
São turmas de futsal masculino e feminino, vôlei feminino e badminton masculino e feminino, totalizando 250 praticantes durante toda a semana.
À noite o espaço é aberto para uso da comunidade. Grupos se reúnem para jogos de futsal, vôlei e basquete mediante autorização da prefeitura.
O coordenador municipal de Esportes estimou que diariamente passem pelo Ginásio Domingos Beraldi de 100 a 150 pessoas.
Durante a reforma, crianças e adolescentes estão sendo atendidos na Escola Municipal Maria Cernaki de manhã e à tarde. No período noturno, os adultos vão à quadra de esportes do Conjunto Aeroporto.
Assim que as obras estiverem terminadas, as atividades voltarão a ser sediadas no Domingos Beraldi.
INVESTIMENTO
O edital de licitação previa investimento superior a R$ 551 mil, mas em razão dos critérios de seleção das empresas, o valor homologado foi de R$ 540. Os recursos são provenientes de emendas parlamentares dos deputados federais Ricardo Barros, que atualmente responde pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, e Luciano Ducci.