(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini
Foto: Ivan Fuquini

LEVANTAMENTO

Região do 8º BPM tem redução de casos de homicídio e roubo em 2025

Dados apresentados pelo comando do 8º Batalhão de Polícia Militar traduzem os avanços obtidos pela gestão durante o primeiro ano de atuação na área

O número de crimes violentos registrados na área de atuação do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) caiu em 2025. Dados apresentados nesta terça-feira (9) pelo comando da unidade, que engloba 22 cidades da região de Paranavaí, mostram redução de 13% em homicídios e feminicídios e de 52% em roubos. O período avaliado compreende registros entre janeiro e novembro de 2025. 

Os resultados fazem parte de um levantamento realizado pela Polícia Militar (PM) acerca do primeiro ano de atuação do comandante da unidade, o tenente-coronel Radamés Luciano Vinha, e foram avaliados positivamente por ele. 

Dados sobre a segurança na região de Paranavaí foram apresentados nesta terça-feira (9)
Foto: Ivan Fuquini

Entre homicídios e feminicídios, o número de registros na região, excluindo Paranavaí, passou de 31, em 2024, para 27 neste ano. Falando especificamente do município, o total caiu de oito no ano passado para seis em 2025. Os roubos reduziram expressivamente em toda a região, passando de 238 no ano passado para 115 neste ano. 

Houve diminuição também nos registros de violência doméstica e roubos de veículos. Considerando todos os municípios da área do 8º BPM, os casos de violência caíram de 2019 em 2024 para 1599 em 2025, totalizando redução de 21%. Os roubos de veículos foram 69 casos no ano passado e, neste ano, 20, totalizando queda de 71%. 

Razões

Os bons indicadores obtidos no ano foram atribuídos a um grande projeto de segurança pública implementado na unidade. De acordo com o comandante, uma série de estratégias compõe o trabalho e ajuda a coibir o cometimento de crimes na região. 

A presença de equipes policiais em pontos estratégicos dos municípios, realizando bloqueios táticos em acessos e saídas das cidades, é uma das ações implementadas de forma expressiva. O cercamento tático foi pensado para garantir a figura policial em toda a área e inibir a ocorrência de crimes. 

O cercamento também é realizado de forma digital, a partir do fomento à instalação de câmeras de segurança em locais estrategicamente calculados. A abordagem ainda se estende ao uso da tecnologia no patrulhamento diário, feito por meio de drones que aumentam o alcance das equipes. 

“Nós identificamos que pessoas saíam de uma cidade para outra para matar ou roubar. Visto isso, a gente tentou estancar essa logística e não tivemos mais tantos problemas como esse. Resultado: as equipes desoneraram dos encargos de atendimento de resposta e passaram a enxergar os furtos, e com o cercamento digital da cidade, o policial [identifica o suspeito]. É nesse sentido que ocorre o cercamento”, detalhou. 

Tenente-coronel Radamés Luciano Vinha, comandante do 8º BPM
Foto: Ivan Fuquini

A busca por foragidos esteve no foco da Polícia Militar ao longo dos últimos meses. O maior número de prisões de suspeitos que eram procurados pela Justiça pode ter contribuído para a diminuição de crimes em toda a região, avaliou o tenente-coronel. 

Todo o trabalho desempenhado pela PM teve o apoio das demais forças de segurança do município. Representantes da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Científica, da Polícia Penal e do Conselho de Segurança Pública participaram da reunião, reforçando a união das instituições em prol da comunidade. 

Representantes de outras forças de segurança estiveram na reunião
Foto: Ivan Fuquini

Fonte: Monique Manganaro - Da Redação

Compartilhe: