REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
De agosto de 2023 até agora, os municípios da Região Noroeste somam 12 mortes por dengue. Foram seis pacientes de Paranavaí, três de Planaltina do Paraná, um de Amaporã, um de Guairaçá e um de Marilena.
No mesmo período, os dados preliminares da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apontam 24.314 notificações de casos suspeitos da doença, sendo 13.473 confirmados.
Técnica da Vigilância Epidemiológica da 14ª Regional de Saúde, Elisangela Vandresen Gonçalves os dias mais frios contribuíram para a queda no número de diagnósticos positivos, mas a situação não pode ser considerada como controlada. “Tudo depende da variação climática, e temos o vetor em circulação.”
O vetor a que Elisangela Gonçalves se refere é o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A presença do inseto nos municípios da região revela que ainda há falhas no processo de eliminação dos criadouros.
Os focos de larvas são comumente encontrados em objetos que acumulam água, quais sejam bebedouros de animais, pratinhos de vasos de plantas, latas, garrafas e pneus, além de caixas d’água e cisternas.
Diante do problema ainda sem solução, o pedido da Regional de Saúde é que os moradores mantenham, incessantemente, a limpeza dos quintais e não descartem lixo de forma irregular em terrenos baldios, vias públicas ou fundos de vales.
MORTES
O primeiro óbito de paciente com dengue na Região Noroeste durante o período epidemiológico corrente foi registrado em agosto de 2023, mais especificamente no dia 3, um homem de 69 anos de idade, morador de Marilena.
As outras 11 mortes datam de 2024, distribuídas da seguinte forma, por ordem cronológica:
2 de janeiro – homem de 75 anos – Paranavaí
7 de janeiro – mulher de 44 anos – Planaltina do Paraná
7 de janeiro – mulher de 50 anos – Planaltina do Paraná
27 de janeiro – mulher de 92 anos – Paranavaí
1º de fevereiro – homem de 71 anos – Paranavaí
4 de fevereiro – mulher de 60 anos – Paranavaí
4 de fevereiro – homem de 83 anos – Planaltina do Paraná
3 de março – homem de 81 anos – Amaporã
6 de abril – homem de 93 anos – Paranavaí
6 de abril – mulher de 83 anos – Guairaçá
11 de abril – homem de 69 anos – Paranavaí.