Os consumidores da região Noroeste demonstram disposição acima da média estadual para presentear neste fim de ano. Sondagem da Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR indica que 69,3% dos moradores pretendem comprar presentes de Natal em 2025, percentual superior ao índice do Paraná, de 67,2%. O resultado também supera o registrado no ano passado, quando 62,4% dos entrevistados afirmavam que iriam às compras. Outros 19,6% ainda avaliam se irão presentear e 11,1% afirmam que não devem gastar com presentes.
O interesse é maior entre os homens, com 70,9% de intenção de compra, enquanto entre as mulheres o índice é de 67,2%.
Conforme analisa o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, no conjunto, a sondagem mostra que o Natal deve movimentar o varejo paranaense em um ambiente de consumo estável, com forte presença digital, tíquete mais moderado e escolhas guiadas por atributos de qualidade e confiança. “A pesquisa apontou crescimento na intenção de presentear neste Natal em nosso estado, sendo que a demanda se concentrará nos bens tradicionais e a tomada de decisão para a compra será baseada principalmente na qualidade do produto”, observa.
“Com relação ao local preferido para as aquisições, a internet tende a superar por uma pequena margem o comércio de rua. A modalidade de pagamento dominante será cartão de crédito parcelado, ou seja, o consumo atual tende a ser pago predominantemente com a renda futura”, complementa.
Tipos de presentes
Os itens de vestuário permanecem como a escolha mais frequente dos consumidores da região, com 67,9%. Também se destacam brinquedos (43,4%), calçados (22,6%) e perfumes e cosméticos (11,3%).

A coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, aponta que é importante que os pequenos negócios se programem para entregar o que há de melhor para os consumidores. “Algumas estratégias são fundamentais para criar conexão com o público, como conhecer o perfil do seu cliente, resgatar o relacionamento com os que já não compram com tanta frequência, além de se antecipar às tendências. Estabelecer parcerias com outras empresas para agregar valor e preparar a equipe são fatores necessários para alcançar resultados positivos”, comenta.
Tíquete médio
O tíquete médio previsto na região é de R$ 518,16, acima da média estadual de R$ 495,76 e 5,5% superior ao registrado no ano anterior. Assim como no panorama do estado, os homens devem gastar mais, com média de R$ 590,16, enquanto as mulheres estimam desembolsar R$ 420,56.
As compras a prazo serão maioria, correspondendo a 56,1% das operações, principalmente no cartão de crédito parcelado. Entre as compras à vista (43,9%), o Pix permanece como principal forma de pagamento, seguido pelo dinheiro e cartão de débito.
Breve análise
Com tíquete médio elevado, crescimento da intenção de compra e forte presença do comércio de rua, a região Noroeste tende a registrar um fim de ano movimentado, impulsionado por consumidores criteriosos e atentos às condições de pagamento.







