Das 100 melhores organizações sociais que atuam e residem no Brasil, doze delas estão localizadas no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A região Sul só perde para o Sudeste, que possui 72 do total.
Os nomes das 12 instituições acabam de ser anunciados pelos idealizadores do “Prêmio Melhores ONGs 2023”, que anualmente reconhece aquelas cuja gestão e eficiência receberam as melhores notas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.
Essa é a sétima edição do Prêmio, realizado pelo Instituto Doar e Instituto O Mundo que Queremos (IOMQQ), com o patrocínio da Ambev VOA, além do apoio do Instituto Humanize, Prosas e Toyota do Brasil.
Na lista, disponível no site Prêmio Melhores, é possível conhecer o nome de todas as vencedoras brasileiras, incluindo as doze eleitas na Região Sul Além de já pertencer ao ranking das 100 Melhores ONGs de 2023, as organizações sulistas irão concorrer, também, nas categorias especiais do prêmio, que serão conhecidas durante a cerimônia oficial, no dia 7 de dezembro, em São Paulo.
Na ocasião, serão escolhidas as melhores ONGs por estado, pela causa, as dez melhores organizações de pequeno porte, a melhor entre elas e a Melhor ONG do ano. “É um evento consolidado, mas a cada ano gostamos de trazer surpresas. Este ano, os participantes vão contar com uma grande novidade na cerimônia ao vivo”, antecipa Marcelo Estraviz, diretor do Instituto Doar.