REINALDO SILVA
Da Redação
Aumentar o engajamento, estimular o trabalho em equipe e promover um clima positivo. Esses são os principais objetivos da estratégia APS+Forte, das 14ª Regional de Saúde, visando ao aprimoramento dos serviços da atenção primária.
A iniciativa foi idealizada pela enfermeira Natalia Paszczuk e está inserida no PlanificaSUS, trabalho de educação permanente da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do qual participam 22 municípios do Noroeste.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.
APS+Forte é uma competição que avalia 92 itens, por exemplo, imunização, aplicação de protocolos de atendimento, acessibilidade e uso de placas sinalizadoras com o horário dos médicos. Todos fazem referência a práticas que influenciam diretamente nos serviços prestados à população.
A metodologia de classificação é baseada em um evento lúdico de Paranavaí, a Corrida Maluca. Cada município adotou um personagem animado vinculado a um carrinho de corrida que avança a posição conforme participação nas atividades propostas.
O Prêmio APS+Forte será entregue nesta sexta-feira (21), em solenidade no Centro de Eventos da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus Paranavaí, às 9h.
EQUIPE – A enfermeira Natalia Paszczuk é tutora do programa estadual PlanificaSUS, ao lado de Jessica Jorge Francisco (psicóloga) e Valéria Dadalto (assistente social). Além delas, formam o grupo condutor do Prêmio APS+Forte: Heloisa Santin (enfermeira), Anita dos Santos João (residente de enfermagem) e Maria da Penha Francisco (assistente social).