(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

DA FRANÇA AO BRASIL

Relíquias de Santa Teresinha em Paranavaí nesta segunda e terça-feira

CIBELE CHACON

Da Redação

As relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus serão expostas em Paranavaí na próxima segunda-feira (19), durante uma peregrinação do relicário no país. A visita acontece no contexto do aniversário de 150 anos de nascimento da santa, celebrado em 2023. Na programação, as relíquias estão sendo levadas a 70 municípios.

A urna, que pesa 150 kg e armazena um pedaço de fêmur e um do pé da carmelita, foi encaminhada diretamente da Basílica de Santa Teresa de Lisieux, na França. Essa é a quarta vez que a urna é exposta no país, mas a primeira em Paranavaí.

“Eu, pessoalmente, estou muito feliz porque a Santa Teresinha é a patrona mundial das missões e, no Paraná eu sou o bispo encarregado de toda a parte missionária da Igreja e também encarregado como diretor da missão São Paulo VI que o Paraná tem na Guiné Bissau, desde 2014. Então receber as relíquias de Santa Teresinha é algo muito bacana”, disse dom Mário Spaki.

Segundo dom Mário, é um momento especial para toda a diocese, já que paróquias como de Guairaçá e Planaltina do Paraná recebem o nome da santa. “Além disso, temos várias paróquias em que o povo faz a novena de Santa Teresinha. Por isso a expectativa é de que vá reunir muitas pessoas, apesar de ser um dia de semana e as relíquias estarem apenas passando por aqui. Mas já é uma benção muito grande e eu me sinto muito feliz de ser o bispo que acolhe as relíquias dessa santa que é uma Doutora da Igreja”, afirmou o bispo.

Santa Teresinha do Menino Jesus – Também conhecida como Santa Teresinha de Lisieux, foi uma freira carmelita francesa que viveu no final do século XIX. Ela é reconhecida por sua espiritualidade profunda e sua “Pequena Via” para a santidade, que consistia em uma abordagem simples e confiante na relação com Deus. Teresinha entrou no convento carmelita com apenas 15 anos de idade e dedicou sua vida à oração, ao sacrifício e ao amor a Deus.

Teresinha morreu aos 24 anos de idade, após sofrer de tuberculose, mas seu legado de amor e confiança em Deus continua a inspirar milhões de pessoas ao redor do mundo. Ela foi canonizada em 1925 pelo Papa Pio XI e proclamada Doutora da Igreja pelo Papa João Paulo II em 1997.

Peregrinação por Paranavaí

O relicário chega a Paranavaí no dia 19 de fevereiro e estará exposto para visitação no Santuário Nossa Senhora do Carmo, a partir das 18h. Neste mesmo horário será realizada a Santa missa de acolhida, com o bispo dom Mário.

Às 21h, as relíquias serão levadas para o mosteiro Mater Carmeli, onde passarão a noite. Na manhã seguinte, às 9h, será celebrada uma missa no mosteiro, seguida por carreata de volta ao Santuário. No local, haverá visitação e vigília até às 12h, momento em que será realizada a missa de despedida.

Ainda na terça-feira, às 15h, as relíquias continuarão sua peregrinação em direção à Campo Mourão.

Compartilhe: