Segundo a médica Agnes Andrade, a recomendação da desparasitação regular só vale para áreas com alto índice de verminoses, o que não é mais o caso do Brasil desde 2016
Dar remédio de verme uma vez por ano para todas as crianças não é uma prática necessária e, em alguns casos, pode até trazer riscos à saúde. A explicação é da médica pediatra Agnes Andrade, que alerta para a persistência de um hábito baseado em uma recomendação antiga.
“Essa é uma orientação da OMS para áreas endêmicas de verminose. Desde 2016, o Brasil saiu dessa situação, não necessitando mais dessa desparasitação em massa”, explica a especialista.
Segundo a pediatra, hoje a indicação do uso de antiparasitários deve ser feita de forma individualizada, sempre após avaliação médica. Casos suspeitos incluem sintomas como coceira anal, presença de vermes nas fezes ou vômito, exames parasitológicos alterados e fatores de risco ambientais, como a falta de saneamento básico ou higiene adequada.
O uso indiscriminado de vermífugos pode trazer consequências negativas. “O problema de usar sem indicação é o desequilíbrio da flora intestinal, risco de toxicidade em doses erradas e o desenvolvimento de resistência dos parasitas aos medicamentos”, alerta Agnes.
Para evitar infecções parasitárias, a médica reforça que a melhor estratégia continua sendo a prevenção: manter bons hábitos de higiene pessoal, não andar descalço em solos contaminados, evitar levar a mão à boca, beber água filtrada ou fervida, garantir saneamento básico, cuidar da saúde dos animais domésticos e lavar bem os alimentos antes do consumo.
A pediatra também reforça que o papel das famílias é fundamental na prevenção. “Muitas vezes, a verminose está relacionada a condições ambientais e comportamentais que podem ser modificadas. Ensinar as crianças desde cedo a lavar as mãos corretamente, cuidar da higiene dos alimentos e entender a importância da água limpa é tão importante quanto qualquer tratamento medicamentoso”, afirma.
SERVIÇO
Agnes Andrade – Médica pediatra (CRM 42.960 // RQE 31.841)
Endereço: Rua Manoel Ribas, 1978, Parque São Lourenço, ICT Clínica, em Paranavaí
Telefone/WhatsApp: (41) 9 9732-2294
Instagram: @agnes.pediatra