O cartorário Renato Augusto Platz Guimarães foi reconduzido à presidência da Santa Casa de Paranavaí durante assembleia da entidade realizada na semana passada. Apenas uma chapa foi inscrita e houve poucas alterações de cargos em relação a diretoria que terminou a gestão. A reunião aconteceu no auditório da Unidade Morumbi.
Antes da Assembleia, os diretores visitaram as instalações da nova unidade e conheceram os quartos e o centro cirúrgico, que entraram em funcionamento dois dias depois. O diretor-geral da instituição, Héracles Alencar Arrais, acompanhou os diretores e explicou com esta nova ala vai funcionar, começando com 38 leitos e ir ampliando paulatinamente até chegar à capacidade total de 108 leitos, sendo 10 de UTI.
Na Assembleia ficou definido que até o dia 30 de abril será feita a prestação de contas do ano passado. Esta prestação de contas, disse o secretário ad hoc da Assembleia e gerente financeiro do hospital Marcelo Cripa, vai refletir o impacto causado pela pandemia nas finanças do hospital. “A situação é muito difícil”, disse ele.
Cripa disse que os custos dos insumos subiram entre 40% e 50% e que houve necessidade de mais investimentos durante a pandemia. “E não houve aumento de receita ou reajuste da tabela SUS. Ao contrário, a suspensão das cirurgias eletivas (para garantir vagas aos pacientes da Covid-19) reduziu a receita”, explicou.
Outra informação é que as doações caíram mais de 90% em 2021 em relação ao ano anterior. “Em 2020 recebemos cerca de R$ 1 milhão em doações. No ano passado não chegou a 10% deste valor”, contou.
Prioridades – Depois de ser confirmado no cargo, o presidente Renato Guimarães agradeceu aos diretores que o vem acompanhando nestes últimos anos e que aceitaram o desafio de realizar mais uma gestão. Ele anunciou que as prioridades para o novo mandato serão a recuperação do equilíbrio financeiro do hospital, abalada com a pandemia, e colocar para funcionar 100% da estrutura da Unidade Morumbi.
“Já enfrentamos grandes desafios. E atingir estas duas metas vai exigir o esforço de toda a diretoria, dos médicos e dos funcionários. Mas sei que teremos o apoio do Governo do Estado, de deputados federais e estaduais, prefeitos, secretários de saúde e da comunidade. Por isso não tenho dúvidas de que vamos superar estes desafios e oferecer ainda mais serviços à população com a Unidade Morumbi”, disse o presidente.
Nova diretoria – A nova diretoria da Santa Casa tem em seu Conselho Superior Renato Augusto Platz Guimarães (presidente), Paulo Sérgio de Abreu Pierin (vice-presidente), Antônio Batista da Silva (tesoureiro), Jorge Luiz Canezin (2° tesoureiro), Osvaldo Benedito Buniotti (secretário) e Helio Garcia Martins (2° secretário). Os suplentes são Roberto Carlos de Almeida Silva, Felix Renato Muller, Ginez Romera Plaza Filho e Valdenir Mechia.
O Conselho Fiscal tem como membros titulares Maurício Gehlen, Michael Heckmann e Rafael Benjamin Cargnim Filho. E como suplentes Carlos Shinzo Makino, Henrique Garcia Cordobé e Toshie Hamamura Yamakawa.