Nova tecnologia apresentada em Maringá à ABAM promete maior precisão, transparência e justiça para fecularias e produtores de mandioca
Na última quinta-feira (17), em Maringá, a Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (ABAM) conheceu a mais recente inovação para o setor: a balança hidrostática Renda+, que promete transformar o processo de coleta de amostras de mandioca nas fecularias. A apresentação foi marcada pelo destaque na precisão, confiabilidade e justiça que a nova tecnologia traz para a determinação do teor de amido, eliminando erros humanos que podem ocorrer na coleta manual.
A Renda+ realiza a coleta automatizada de amostras de maneira totalmente aleatória ao longo de toda a carga de mandioca. Segundo os desenvolvedores, essa metodologia oferece uma representação muito mais fiel da carga total, eliminando a influência direta do operador. A coleta manual tradicional, além de permitir erros, pode ser manipulada, o que interfere na qualidade do processo. Com a Renda+, a amostragem aleatória evita essas interferências, garantindo uma análise mais precisa do teor de amido.
Rafael Peres Correa, fundador da Renda+, enfatizou como a inovação está resolvendo um problema antigo das fecularias. “A Renda+ hoje está eliminando o processo manual e com pequenas amostras, e está transformando totalmente isso de uma forma automática e aleatória, sendo mais justo e fiel ao teor de amido que aquela carga tem”, explicou. Ele destacou que a tecnologia beneficia tanto as fecularias, que pagam um preço mais justo pela mandioca, quanto os produtores, que, sabendo que a avaliação será precisa, tendem a melhorar a qualidade da colheita e do envio da mandioca, separando melhor os lotes.
Edson Corral, sócio e administrador da Renda+, complementou ao explicar como a balança melhora a precisão e confiabilidade no processo de amostragem. “A Renda+ melhora a qualidade e transparência por ser uma máquina totalmente automatizada que realiza diversas amostragens aleatórias por toda a carga, isso garante a imparcialidade na coleta e análise da renda da mandioca.”
Além da coleta de amostras, a Renda+ automatiza o processo de renda e descarte, sendo a primeira máquina 100% automatizada do mercado nesse setor. Everton Fernandes de Almeida, sócio e técnico em automação, mencionou o grande desafio em desenvolver uma máquina confiável para substituir o serviço humano com eficiência. “Quando mexemos com algo que envolve dinheiro e qualidade de processo, isso tem que ser feito de maneira que não haja erro e, se houver erro, essa máquina tem que detectar”, afirmou.
De acordo com o sócio e projetista Sérgio Boneti Vieira, “a questão da renda da mandioca tem sido debatida há anos, e foi apenas com o desenvolvimento da Balança Renda+ que foi possível alcançar a solução ideal para fecularias e produtores”.
O desenvolvimento da Renda+ foi fruto de uma parceria com a Podium Alimentos, que também foi a primeira empresa a testar a balança. Marcos Borges, gerente industrial da Podium Alimentos, explicou que a empresa buscava uma solução para a dependência do processo manual. “Enxergando esse processo, entendemos que seria uma forma muito mais justa para a indústria e também para o produtor, pensarmos em algo automatizado que respeitasse de forma bastante íntegra as duas partes”, relatou Borges.
Com a Renda+, o setor de amido de mandioca ganha uma nova ferramenta que promete trazer mais transparência e qualidade, beneficiando tanto a indústria quanto os produtores. A expectativa é que, com essa inovação, as fecularias adotem padrões mais elevados de qualidade, resultando em uma produção mais justa e eficiente.
SERVIÇO
Renda+ Tecnologia
Rua Francisco A Nascimento, Jd. Simara – Paranavaí
(44) 993300-3404
Comentários 0