(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

EDUCAÇÃO

Restrição do uso de celulares por alunos já é realidade nas escolas de Paranavaí

Regra adotada nos estabelecimentos municipais e estaduais de ensino agora será amparada pela lei federal sancionada pelo presidente Lula nesta semana

REINALDO SILVA

Da Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na segunda-feira (13), a lei que proíbe o uso de telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos por estudantes nas escolas públicas e particulares de todo o Brasil, seja no ensino infantil, seja no fundamental, seja no médio.

A regra passa a valer a partir de fevereiro deste ano, com o início das atividades letivas.

Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.

Nada de novo para as escolas municipais de Paranavaí. De acordo com a secretária de Educação Wanessa Durante, o uso de celulares em sala de aula só é permitido em ocasiões pontuais, quando os professores desenvolvem atividades que requerem ferramentas digitais. “Isso já é combinado com os pais. A lei ‘complementa’ uma prática comum para nós.”

Wanessa Durante explica o procedimento nos casos em que alunos descumprem a regra
Foto: Arquivo pessoal

Ela explica que as crianças atendidas pela rede municipal têm até 10 anos de idade. Dentro dessa faixa etária, há diferentes recomendações sobre o tempo de contato com telas (celulares, tablets, computadores, videogames e tevês). A Sociedade Brasileira de Pediatria indica:

Menores de dois anos não devem ser expostos a telas;

Para o público de dois a cinco anos, tempo máximo de uma hora por dia;

De seis a 10 anos, até duas horas diárias; e

Entre 11 e 18 anos, o limite é de três horas por dia.

No mesmo sentido, a Caderneta da Criança desaprova o uso de televisor ou computador no quarto de crianças com menos de 10 anos. Outra orientação é não possuir smartphone antes dos 12 anos.

A secretária de Educação garante que a maioria dos estudantes que frequentam as escolas municipais de Paranavaí não tem celular. Mesmo assim, quando, por algum motivo, a criança leva o aparelho para a escola sem a solicitação prévia do professor, a regra é recolher temporariamente e só devolver diretamente aos pais ou responsáveis.

As escolas estaduais do Paraná também têm regras quanto ao uso de celulares por alunos. A chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí, Adélia Paixão confirma: “Somente para fins pedagógicos e com anuência do professor”. A norma estabelecida pela nova lei será devidamente aplicada na rede, assegura ela.

Adélia Paixão destaca que os celulares são permitidos somente para fins pedagógicos
Foto: Arquivo DN

O texto sancionado nesta semana proíbe o uso de aparelhos portáteis pessoais durante aulas, intervalos e recreio. A exceção fica por conta das crianças que precisam desses dispositivos como instrumentos de acessibilidade, inclusão, garantia de direitos fundamentais e atendimento às condições de saúde.

Outra possibilidade vem ao encontro do que afirmam Wanessa Durante e Adélia Paixão: utilizar celulares ou tablets para fins estritamente pedagógicos ou didáticos sob orientação de professores.

Diversos países também já proibiram o celular dentro da sala de aula, como França, Portugal, Canadá e México, seguindo orientação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Compartilhe: