Cibele Chacon – Da Redação
Após um período festivo marcado por luzes, cores e espírito natalino, a Prefeitura de Paranavaí inicia o processo de retirada dos enfeites de Natal que decoraram as ruas durante as últimas semanas. A ação para desmontar todas as estruturas tem início nesta quinta-feira (18) e encerra oficialmente as celebrações natalinas, marcando o retorno à rotina cotidiana.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel, destacou a positividade da resposta da comunidade em relação aos enfeites. Segundo ele, o feedback recebido nas redes sociais atestou a aprovação, incluindo os bairros onde os enfeites também foram colocados.
Segundo Emanuel, uma observação interessante feita pelos técnicos da pasta que vistoriavam diariamente os enfeites, foi a presença significativa de visitantes de outras cidades, como Guairaçá, Paraíso do Norte, Loanda e Terra Rica. De acordo com ele, embora não tenham conseguido mensurar o fluxo exato, perceberam um aumento no trânsito de pessoas de fora da cidade nos locais decorados para o Natal.
De acordo com o secretário, esse ano a cidade recebeu enfeites em mais pontos estratégicos. O único local que havia recebido enfeites no anterior e que dessa vez optaram por não colocar foi a Praça da Xícara. “Percebemos uma movimentação indevida, com muita sujeira durante o dia, pessoas com bicicletas motorizadas em cima da praça e extrapolação do bom senso. Optamos retirar esse ano e incluímos outras praças, como a de entrada da Vila Operária, por exemplo”, explicou.
Em relação ao impacto econômico, o secretário ressaltou que, embora a decoração não tenha gerado o esperado aumento nas vendas de roupas, calçados e outros itens de varejo no comércio central, os estabelecimentos como bares, lanchonetes e sorveterias tiveram um impacto muito positivo.
A operação de retirada dos enfeites terá um prazo de 20 dias para ser realizada. O secretário esclareceu que, devido à locação dos itens decorativos, a maioria será desmontada e não armazenada, com exceção da estrutura das árvores dos bairros, que serão guardadas no Centro de Eventos do município.
Em relação ao próximo Natal, Emanuel garante que seguirão decorando a cidade e surpreendendo a população. “Tudo vai depender do nosso orçamento, mas se a gente tiver mais ou menos o mesmo valor desse ano, vamos conseguir fazer coisas legais”, afirmou.