A Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de Imunização, e a 14ª Regional de Saúde retomam a partir deste sábado, dia 15 de janeiro, a aplicação diária de doses do imunizante Coronavac contra a Covid-19, no Centro de Eventos. Por questões de logísticas, até então, estavam sendo aplicadas exclusivamente às quartas-feiras.
Outra alteração para os próximos dias de imunização em massa é que as segundas doses da Pfizer estão esgotadas no momento. Agora, o município vai aguardar a chegada de uma nova remessa para retomar a aplicação do imunizante.
Sendo assim, neste sábado (15) e na próxima segunda-feira (17), acontece a aplicação de 1ª, 2ª e 3ª doses da vacina no Centro de Eventos, das 8h às 13h, para os seguintes grupos:
– 1ª dose: pessoas maiores de 12 anos, com ou sem comorbidades;
– 2ª dose: imunizante Janssen para pessoas maiores de 18 anos (vacinados com a 1ª dose há no mínimo 2 meses); e imunizantes Astrazeneca e Coronavac (de acordo com o prazo indicado no Cartão de Vacina);
– 3ª dose: pessoas maiores de 18 anos (vacinados com a 2ª dose há no mínimo 4 meses); e pessoas maiores de 18 anos com alto grau de imunossupressão (vacinados com a 2ª dose há no mínimo 28 dias).
Para receber as doses das vacinas contra Covid-19, basta ir até o Centro de Eventos e apresentar um documento de identificação com foto, CPF, Cartão SUS atualizado e Cartão de Vacina. Grávidas e puérperas devem levar também o Cartão de Gestante.
Já as pessoas maiores de 18 anos que se enquadram no grupo de alto grau de imunossupressão devem apresentar documento pessoal com foto, Cartão de Vacina com a comprovação da aplicação das duas primeiras doses, e uma declaração médica autorizando a vacinação, assinada e carimbada pelo médico responsável. Para esses pacientes, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de, no mínimo, 28 dias após a imunização com a 2ª dose.
A exemplo de qualquer atendimento realizado para menores de idade, para receber a dose da vacina os adolescentes devem, obrigatoriamente, estar acompanhados de um adulto responsável.
É importante frisar também que, em qualquer caso, as pessoas que foram positivadas para Covid-19 há menos de 30 dias não poderão ser imunizadas neste momento.
Atualização do Cartão SUS – Como informado desde o início da ação de imunização contra Covid-19, todas as pessoas que forem receber doses da vacina, de qualquer imunizante, devem apresentar o Cartão SUS atualizado.
A atualização é necessária em dois casos: se houver mudança de endereço, especialmente de cidade; e quando o cartão não inicia com o número 7.
A atualização do Cartão SUS pode ser feita diretamente na UBS de referência ou ainda pela internet, através do aplicativo Conecte SUS. Através do aplicativo, também é possível manter uma versão digital do seu Cartão SUS, sem necessidade de impressão.