(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Unidade voltou a atender em Paranavaí
Unidade voltou a atender em Paranavaí

SAÚDE/PARANAVAÍ

Retomados os atendimentos no prédio oficial da UPA 24 horas

As obras de reforma da UPA 24 horas custaram aproximadamente R$ 1.350.000,00 em recursos próprios do município

“Foram quase 19 meses atendendo em uma estrutura provisória no Jardim Morumbi. A Santa Casa nos emprestou parte do prédio e fizemos tudo da melhor maneira possível para atender a população. Não queríamos fazer os atendimentos em uma tenda, como um hospital de campanha, ou um espaço qualquer sem condições mínimas para abrigar serviços de saúde. A obra demorou mais do que prevíamos, mas hoje já podemos atender novamente nossos pacientes no prédio oficial, na estrutura adequada”, frisou a secretária de Saúde de Paranavaí, Andréia Vilar, durante a primeira visita técnica à UPA 24h, na Avenida Tancredo Neves. O atendimento no prédio oficial foi retomado nesta quinta-feira, dia 19.

As obras de reforma da UPA 24 horas custaram aproximadamente R$ 1.350.000,00 em recursos próprios do município. O prédio passou pela troca total do telhado e do forro de gesso, pintura interna e externa, reparos nas janelas, correções de problemas na edificação e readequação da acessibilidade, entre outros serviços.

“A previsão era de que a reforma levaria 10 meses. Enquanto isso, levamos o atendimento doa pacientes para o Jardim Morumbi. Mas houve várias complicações, como a paralisação das obras por vários meses”, explicou a diretora da UPA, Simone Baggio. Segundo ela, pelo menos 240 pacientes são atendidos por dia na Unidade de Pronto Atendimento. “É uma demanda muito grande. E que seria maior ainda se não tivéssemos o Ponto de Apoio da UPA funcionando na UBS Centro, com horário estendido. Somos um serviço de urgência e emergência, mas ainda absorvemos muitos casos da Atenção Básica porque a população se direciona para a UPA quando deveria ser atendida nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde)”, completou.

Segundo o prefeito em exercício, Pedro Baraldi, “a UPA é o serviço mais essencial que temos no município. Temos um compromisso de oferecer um serviço de qualidade em uma boa estrutura para a população, por isso priorizamos as obras de reforma da UPA e não medimos esforços para que todos os obstáculos fossem vencidos e pudéssemos retomar o atendimento no prédio oficial”.

A visita técnica realizada na manhã desta sexta-feira (19) foi acompanhada pelo prefeito licenciado Delegado KIQ, pelo prefeito em exercício Pedro Baraldi, pela equipe de secretários municipais e vereadores atuais, além do prefeito eleito Maurício Gehlen, e sua equipe de novos secretários já anunciados e vereadores eleitos para a próxima gestão. O Conselho Municipal de Saúde também participou da visita.

(Assessoria Prefeitura)

Compartilhe: