(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Expectativa é que até dezembro deste ano a nova estrutura esteja funcionando para atender os pacientes de toda a região
Foto: Arquivo DN
Expectativa é que até dezembro deste ano a nova estrutura esteja funcionando para atender os pacientes de toda a região Foto: Arquivo DN

SANTA CASA

Reunião para tratar do funcionamento da Unidade Morumbi deve ser na próxima semana

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

A assessoria do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, informou que a discussão sobre o funcionamento efetivo da Unidade Morumbi da Santa Casa de Paranavaí deverá ser realizada na próxima semana. O objetivo é conversar com os prefeitos que compõem a Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) para definir como será a gestão administrativa da nova estrutura hospitalar.

No dia 3 de agosto, Beto Preto esteve em Paranavaí acompanhando o governador Carlos Massa Ratinho Junior e disse que o encontro com os gestores municipais e a diretoria da Santa Casa seria realizado ainda esta semana. No entanto, segundo a assessoria do secretário, não será possível por causa de compromissos agendados anteriormente. A participação dele também não foi confirmada e, provavelmente, será representado por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Durante a passagem por Paranavaí, Beto Preto afirmou que a abertura da Unidade Morumbi será o resultado de um trabalho em conjunto, envolvendo a diretoria da Santa Casa e as três esferas de governo – federal, estadual e municipais. Segundo ele, o Estado já estava preparado para fazer os investimentos necessários e garantir o início dos atendimentos, por ser parte do planejamento de descentralização dos serviços de saúde e da expansão da rede pública. A expectativa é que a nova estrutura esteja em funcionamento até dezembro deste ano.

Já são mais de dois anos e meio desde a inauguração do prédio, no final de 2018, quando o Governo do Estado liberou aproximadamente R$ 20 milhões, destinados à compra de equipamentos. Os trâmites burocráticos e administrativos e as decisões políticas se estenderam por 2019 e avançaram 2020, ano da chegada da pandemia de Covid-19 ao Paraná. Os investimentos foram dirigidos, então, para políticas de prevenção e combate à doença, e mais uma vez não foi possível dar início às atividades na Unidade Morumbi.

O primeiro setor médico só começou a funcionar em janeiro de 2021, com a transferência do Centro Macrorregional de Oftalmologia para a nova estrutura. Depois, com o recrudescimento da pandemia, uma ala da Unidade Morumbi foi cedida temporariamente à Prefeitura de Paranavaí, para a instalação de um hospital de campanha. Os leitos foram desativados no dia 6 de agosto, após a constatação da queda no número de internações.

Confirmando-se a abertura, serão 108 leitos a mais para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Noroeste do Paraná. Atualmente, a Santa Casa dispõe de 128 vagas.

Compartilhe: