REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A assessoria do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, informou que a discussão sobre o funcionamento efetivo da Unidade Morumbi da Santa Casa de Paranavaí deverá ser realizada na próxima semana. O objetivo é conversar com os prefeitos que compõem a Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) para definir como será a gestão administrativa da nova estrutura hospitalar.
No dia 3 de agosto, Beto Preto esteve em Paranavaí acompanhando o governador Carlos Massa Ratinho Junior e disse que o encontro com os gestores municipais e a diretoria da Santa Casa seria realizado ainda esta semana. No entanto, segundo a assessoria do secretário, não será possível por causa de compromissos agendados anteriormente. A participação dele também não foi confirmada e, provavelmente, será representado por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Durante a passagem por Paranavaí, Beto Preto afirmou que a abertura da Unidade Morumbi será o resultado de um trabalho em conjunto, envolvendo a diretoria da Santa Casa e as três esferas de governo – federal, estadual e municipais. Segundo ele, o Estado já estava preparado para fazer os investimentos necessários e garantir o início dos atendimentos, por ser parte do planejamento de descentralização dos serviços de saúde e da expansão da rede pública. A expectativa é que a nova estrutura esteja em funcionamento até dezembro deste ano.
Já são mais de dois anos e meio desde a inauguração do prédio, no final de 2018, quando o Governo do Estado liberou aproximadamente R$ 20 milhões, destinados à compra de equipamentos. Os trâmites burocráticos e administrativos e as decisões políticas se estenderam por 2019 e avançaram 2020, ano da chegada da pandemia de Covid-19 ao Paraná. Os investimentos foram dirigidos, então, para políticas de prevenção e combate à doença, e mais uma vez não foi possível dar início às atividades na Unidade Morumbi.
O primeiro setor médico só começou a funcionar em janeiro de 2021, com a transferência do Centro Macrorregional de Oftalmologia para a nova estrutura. Depois, com o recrudescimento da pandemia, uma ala da Unidade Morumbi foi cedida temporariamente à Prefeitura de Paranavaí, para a instalação de um hospital de campanha. Os leitos foram desativados no dia 6 de agosto, após a constatação da queda no número de internações.
Confirmando-se a abertura, serão 108 leitos a mais para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Noroeste do Paraná. Atualmente, a Santa Casa dispõe de 128 vagas.