Toda obra gera algum transtorno e os moradores e comerciantes ao longo da Avenida João Carraro em Porto Rico devem ter um pouco de paciência. A via está passando por uma grande revitalização com a construção de calçadas padronizadas e meio fio. A obra está sendo realizada por etapas, uma quadra de cada vez, para que os moradores e comerciantes tenham o mínimo de transtorno.
De acordo com a assessoria da Prefeitura as calçadas estão sendo construídas em blocos de cimento (paver), indicado para o meio urbano, com acessibilidade para cadeirantes e pessoas com necessidades especiais. Ao centro é usado o com piso podotátio, para o deslocamento com segurança de pessoas com deficiência visual, como determina a legislação.
A via também está ganhando meio-fio novo, onde as entradas de garagens serão rebaixadas para acesso de veículos. Lembrando que a legislação estadual não permite que sejam concretadas ou cimentadas as canaletas do meio-fio, para facilitar o escoamento da água das chuvas para as galerias.
O canteiro central da Avenida João Carraro também irá passar por revitalização, onde o estacionamento que ocupa parte da via e dos canteiros centrais deixará de existir, o que deve dar maior fluidez ao trânsito em dias mais movimentados. Também está previsto para os canteiros um novo projeto paisagístico com plantas indicadas para a via.
Algumas árvores, grande parte já velhas e que apresentam riscos de queda de galhos serão erradicadas. Na maioria são sibipirunas, árvores que não são indicadas para compor o meio urbano por conta dos estragos provocados na pavimentação por suas raízes. Sem contar que existem pontos nas calçadas onde existem árvores que não permitem o deslocamento de cadeirantes.
A informação é que para cada árvore erradicada mais 10 serão plantadas em outras áreas da cidade, incluído em áreas de preservação permanente que sofreram degradação. O projeto prevê o plantio de árvores indicadas para compor o paisagismo nas calçadas.
A obra orçada em R$ 1.371.626, 56 está sendo custeada com recursos do Governo do Estado com contrapartida do município, e deve seguir pelas próximas semanas até chegar no cruzamento da Avenida João Carraro com a Rua João Aroldo Carneiro nas proximidades da garagem municipal. Após a conclusão das calçadas e canteiros centrais a via receberá uma nova cobertura asfáltica, finalizando a obra.