O presidente da Santa Casa de Paranavaí, Renato Augusto Platz Guimarães, esteve esta semana com o deputado federal Ricardo Barros pleiteando um aparelho de hemodinâmica para o hospital. O custo do equipamento é estimado em R$ 3,5 milhões. Junto com o ofício, Guimarães entregou ao parlamentar um dossiê com fotos, e reportagens que atestam o trabalho que a Santa Casa realiza e as dificuldades quer atravessa.
“O deputado se comprometeu em nos ajudar. Disse que se houver recursos no Ministério da Saúde para esta finalidade ele vai direcionar para a Santa Casa. Expliquei que não há necessidade de mandar o dinheiro, o Ministério da Saúde pode comprar o aparelho e nos mandar. E acredito que vamos conseguir o aparelho, porque tudo que ele se comprometeu a ajudar a Santa Casa ele honrou”, alegra-se o presidente.
A hemodinâmica é o estudo da circulação do sangue, especialmente na área de cardiologia, para avaliar o estado circulatório das artérias coronarianas. Como exame, ela identifica possíveis obstruções das artérias coronárias ou avalia o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco. O exame geralmente é solicitado para diagnosticar o estado da circulação das artérias coronarianas, identificar a possibilidade de um infarto agudo do miocárdio ou determinar a exata localização da obstrução que está causando um infarto já estabelecido. As técnicas utilizadas são minimamente invasivas e oferecem dados funcionais e anatômicos que permitem diagnosticar eventuais alterações cardíacas.
Com o aparelho é possível realizar os seguintes exames e procedimentos: cineangiocoronariografia, cateterismo cardíaco direito e esquerdo, avaliação de fluxo de reserva (FFR), tomografia por coerência óptica (OCT), implante valvar aórtico transcateter, tratamento percutâneo de coarctação de aorta, anigografia visceral e de membros e implante de marcapasso definitivo.
“O aparelho de hemodinâmica será um grande avanço para a Santa Casa, que é o hospital de referência para toda a região. O Ricardo (Barros) que fez e faz um belo trabalho como deputado federal e que foi ministro da Saúde sabe a importância deste aparelho e não vai medir esforços para nos atender”, enfatiza Renato Guimarães.