ADÃO RIBEIRO
Prefeito de Paranavaí por duas gestões (2009/2016), o agropecuarista paranavaiense Rogério Lorenzetti é candidato a deputado estadual pelo PSD. Nesta terça-feira, ele visitou a redação do Diário do Noroeste e falou sobre a campanha, apontando as principais necessidades da população.
Lorenzetti disse que nas suas andanças constatou certo desencanto da comunidade com alguns políticos, pessoas públicas que exerceram ou exercem cargos de poder. Sobre reivindicações, avalia que a saúde é o principal tema, sobretudo com consultas especializadas e medicamentos. O povo pede uma série de melhorias neste segmento, mas há também cobranças em relação à infraestrutura (asfalto etc.). Na educação, as pessoas pedem escolas e creches.
Abordando a Santa Casa de Paranavaí, diante do fato de que dobrou de tamanho com a Unidade Morumbi e eventuais despesas extras com o novo piso da enfermagem, Lorenzetti resume: “É preciso mais dinheiro”. Para tal, uma vez eleito defenderá novos aportes por parte do Governo do Estado.
Questionado sobre educação e eventuais perdas dos estudantes por conta da pandemia, o candidato avalia que criança tem que ficar na escola. Em outras palavras, deve haver investimento na educação em tempo integral. O compromisso do Estado é com o ensino médio, ficando o município com a educação básica.
Ele pretende que o Estado invista na escola integral e em cursos técnicos, preparando os jovens para o mercado de trabalho. Adverte que não adianta pensar apenas na formação de doutores e não formar técnicos para o novo momento do mercado, que carece de tais profissionais. Cita o Instituto Federal (IFPR), inaugurado na sua gestão de prefeito. Trata-se de uma importante instituição pública para formar os novos profissionais.
Em relação à infraestrutura, Lorenzetti diz que o grande desafio é viabilizar a duplicação da BR-376 até o Porto São José e a ponte interligando a região ao Mato Grosso do Sul. Uma etapa importante é a confecção do projeto, já em realização na parceria com a Itaipu Binacional.
A região macronoroeste deve pensar também em melhorar as demais rodovias e investir em ferrovias. O trabalho pede parceria com a iniciativa privada. O postulante lembra que nos países mais desenvolvidos há pedágios e uma participação efetiva do capital privado. O que deve ser evitado, adverte, é o retorno aos tempos de buracos nas estradas, pistas simples e tantos acidentes.
Tratando da política, Rogério Lorenzetti diz que fez algumas dobradinhas com candidatos a deputado federal. No entanto, defende a candidatura do deputado Tião Medeiros para a Câmara dos Deputados. Deve votar em Alvaro Dias para o Senado e Ratinho Júnior para governador. No plano federal, defende voto em Simone Tebet, do MDB, para presidente da República. Entende que haverá segundo turno para presidente, quando então analisará as melhores propostas para o Brasil.
Lorenzetti estava acompanhado de lideranças locais, entre elas o empreendedor Mauricio Gehlen, o ex-vereador e candidato a prefeito em 2020, Eduardo Dal-Pra, e Lucas Barone, também ex-vereador. A entrevista completa está disponível no site do DN (www.diariodonoroeste.com.br).