ADÃO RIBEIRO
adao@diariodonoroeste.com.br
Ex-prefeito de Paranavaí por duas gestões (2009/20016), o empresário do agronegócio Rogério Lorenzetti visitou a redação do Diário do Noroeste nesta segunda-feira (20). Ele falou sobre a pré-candidatura a deputado estadual pelo PSD, partido do governador Ratinho Júnior.
Lorenzetti destaca a importância da representatividade da Região Noroeste na Assembleia Legislativa. Defende investimentos em infraestrutura, inclusive na sonhada duplicação da BR-376 até o Rio Paraná e a interligação, via ponte, com o Mato Grosso do Sul. Ele fala de saúde e educação com destaque para a Santa Casa e a formação dos jovens.
O pré-candidato aborda ainda o cenário municipal, com ênfase no momento atual da Câmara de Vereadores que, após duas cassações por ordem judicial, vive um processo que pode levar a uma nova cassação, agora por falta de decoro parlamentar.
Sobre a Câmara – Ele concorda que a Casa de Leis passa por um momento conturbado. Sobre as duas cassações do ano passado, entende que não há o que discutir, já que são resultados de decisões judicias. A Justiça acatou a denúncia de existência de problemas na cota de mulheres. Uma postulante teria se candidatado e feito campanha para outro integrante do partido. Com a eliminação dos votos foram cassados Valmir Trossini e Mancha da Saúde, do PSB.
No entanto, o processo em curso que trata de punição ao vereador Roberto Picorelli (Pó Royal) por falta de decoro, pode ter soluções menos drásticas, previstas na própria Lei Orgânica do Município, avalia. Ele pede que não haja interferência externa no julgamento. “Me parece meio político”, diz, salientando que respeita o posicionamento independente de cada vereador.
Conta o ex-prefeito que administrou em determinada época dos seus oito anos de mandato, apenas com um vereador favorável. Os demais eram da oposição. Porém, diz que escolheu o diálogo para aprovar projetos e debater outras demandas públicas. Ele sugere que a população possa ser mais participativa, se manifestando nos temas mais relevantes.
Gestão atual – Sobre a atual administração municipal, define como “mediana”. Avalia que não há grandes obras, mas que a cidade está com a manutenção em dia. Nas suas palavras, com os serviços bem executados. O ex-prefeito faz críticas ao fato de que há aparelhos públicos desativados, incluindo o Ginásio de Esportes Noroestão e o Teatro Municipal Doutor Altino Costa.
O pré-candidato entende que há recursos em caixa para que a gestão mostre volume de obras nos próximos anos. Uma das fontes é a Educação, por conta de menos custos durante a pandemia de Covid-19. Na área da Educação, Lorenzetti defende o investimento em ensino técnico. Ele entende que há um grande campo neste segmento, com empregabilidade até maior em relação ao ensino superior. Cita que foi ele o prefeito que inaugurou o Instituo Federal (IF-PR), que tem grande contribuição a dar nessa área. A obra teve início na gestão anterior à de Lorenzetti.
No setor social, o entrevistado cita a atuação continuada da Secretaria de Assistência Social, cumprindo o que determina a legislação nacional. Ele concorda que há um grupo grande de pessoas nas ruas, algumas apenas pedindo e outras fazendo serviços precários. Lorenzetti fala ainda sobre o que considera primordial na política para os jovens. Concorda que deva existir acesso através de aparelhos públicos.
No setor de Infraestrutura, o postulante afirma que é fundamental a obra de interligação do Paraná com o Mato Grosso o Sul através de ponte. Recorda que o tema foi tratado inicialmente no seu mandato e se tornou a principal bandeira da Sociedade Civil Organizada. Elogia o trabalho de Demerval Silvestre e de outros integrantes. Quanto à industrialização, Lorenzetti diz que o momento é positivo. No seu mandato, comenta, vieram grandes indústrias, agregando ao agronegócio, o segmento de maior representatividade atual na economia brasileira.
Por fim, Rogério Lorenzetti defende a sua pré-candidatura, pedindo que a população analise a sua ficha de serviços prestados. Sobre o voto “bairrista”, ele entende ser legítimo o direito de todo cidadão pleitear um cargo público e acha que o eleitor fará a escolha sobre nomes viáveis e de confiança.
Assista entrevista completa:
o poder tem que ser exercido com COMPETÊNCIA, LISURA, E DIALOGO. Toda nossa Paranavaí, sente falta de ter politicos adpetos em especial do diálogo. A eleição do Rogerio como Deputado Estadual marcará o inicio do retorno aos bons tempos, quando ERA FACIL SER FELIZ MORANDO AQUI…..
Nosso apreço a candidatura, e a certeza que junto com o Governador, que alias é por demais favorável ao DIÁLOGO, o Lorenzetti, sera um grande DEPUTADO, para Paranavaí, para o Noroeste, e para todo Paraná.
estamos confiantes