Um campeonato de futebol que era para terminar com festa e comemoração dentro de campo precisou definir o campeão fora das quatro linhas. O vencedor do Campeonato Amador da Liga de Futebol de Paranavaí foi conhecido dois dias após o apito final do árbitro na decisão entre Douradina e Rondon.
Após passar pela Comissão Disciplinar de Esportes, a Liga de Paranavaí definiu o Douradina como campeão da competição, ato que foi contestado pelo Rondon. O clube entrou com recurso pedindo a revisão da decisão tomada pela entidade.
Entada o caso – Douradina e Rondon começaram a decidir quem seria o campeão do Campeonato Amador no dia 4 de junho, quando aconteceu a primeira partida da final. Jogando em casa, o Rondon venceu por 1×0 e saiu de campo com a vantagem do empate no segundo duelo.
A partida de volta aconteceu no 11 de junho e foi encerrada com um placar de 3×2 para o Douradina, resultado que levaria a decisão para os pênaltis. Porém, aos 87 minutos, o duelo foi paralisado por conta de uma briga generalizada na arquibancada entre torcedores. Logo após a confusão o árbitro tentou reiniciar o confronto, mas o time do Rondon não retornou ao campo e foi dado o apito final terminando a competição.
Alison Dias Heck, representante do Rondon, contou que a decisão de a equipe não voltar a campo foi pela insegurança que se instalou no local. “Alguns dos nossos atletas já haviam sido ameaçados por torcedores durante o confronto. Se o time voltasse a campo quem iria garantir nossa segurança?, questionou”.
Todo o caso foi analisado pela Comissão Disciplinar de Esportes da Liga de Paranavaí, que no dia 13 de junho divulgou sua decisão favorável ao Douradina, declarado o campeão.
Em documento divulgado pela Liga, a decisão da comissão foi de acordo com o regulamento geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do relatório apresentado pela arbitragem, que informa: “Após a chegada do reforço policial as agressões entre torcedores foram controladas, sendo informadas as equipes que estavam no vestiário que a partida deveria recomeçar”, informa o documento.
Antes da confusão três policias se encontravam no local. Outros dois chegaram para reforçar a segurança.
Descontente com a decisão da Liga e discordando de alguns fatos apresentados pela comissão, Alison afirma que o Rondon não vai aceitar e irá recorrer do parecer apresentado. “Não vamos aceitar. Temos que dar uma resposta aos nossos torcedores e colaboradores”.
A diretoria do Rondon apresentou recurso pedindo a revisão da decisão tomada. O documento foi entregue na sede da Liga de Paranavaí na quinta-feira (15).
Alison analisa que a melhor decisão a ser tomada seria o campeonato terminar sem um campeão sendo que no placar a agregado a final terminou 3×3. Outra hipótese seria dar continuidade ao confronto em um campo neutro.
Claudiney Bússola, representante do Douradina, conta que aceitou o parecer apresentado pela liga e afirma que o time foi campeão dentro de campo. Ele descarta a hipótese da continuidade do confronto e que o time ficará à disposição da entidade para prestar qualquer esclarecimento.
Presidente da Liga de Paranavaí, Francisco Carneiro dos Santos Soares (Chicão) confirma o recebimento do recurso da equipe do Rondon e diz que nos próximos dias ambas as partes serão convocadas.