Expectativa é que os novos equipamentos supram o equivalente a 70% da energia elétrica consumida pela instituição, que atende a 160 crianças de 1 a 5 anos de idade
REINALDO SILVA
Da Redação
“Agora está todo mundo na expectativa de uma sala gostosa para aprender mais, desenvolver mais as crianças.” As palavras repletas de entusiasmo são da irmã Ana Balbina de Souza, diretora do Educandário São José de Paranavaí. A entidade foi contemplada com 45 placas solares, doadas pelo Rotary Club Bensheim-Südlicher Bergstrasse (Distrito 1860), da cidade de Mannheim, na Alemanha.
“É uma alegria imensa, você não imagina. Paranavaí, quente do jeito que é… A gente não teria condições de colocar ar-condicionado em todas as salas de aula de maneira sustentável. Era um sonho nosso conseguir essas placas para, depois, conseguir os aparelhos de ar-condicionado. Foi uma coisa de Deus.”
Irmã Ana contou que tudo começou há um ano, quando esteve em um almoço promovido pelo Rotary Arenito. Na ocasião, conheceu Larissa Lima, paranavaiense que vive na Alemanha e viajou ao Brasil para visitar a família.

Foto: Eco Power de Paranavaí
A carmelita missionária de Santa Teresa do Menino Jesus falou sobre as condições do Educandário São José e a história motivou Larissa Lima a buscar ajuda. Quando voltou à Alemanha, apresentou a mensagem aos companheiros de Rotary Club e conseguiu o apoio. A entidade reuniu o equivalente a R$ 60 mil, valor suficiente para a aquisição das placas solares.
A fornecedora foi a Eco Power de Paranavaí, que já instalou os equipamentos. O cunho social do ato levou a empresa a antecipar a entrega, para que a entidade consiga, o quanto antes, reduzir os custos com energia elétrica e faça investimentos em outras áreas estruturais.
De férias em Paranavaí, na tarde desta quarta-feira (3) Larissa Lima prestigiou a solenidade que marcou oficialmente a doação. Ela conversou com o Diário do Noroeste e estimou que as placas solares sejam capazes de suprir até 70% da energia utilizada no educandário. A expectativa é que uma segunda etapa da ação complete o sistema com mais 20 placas solares, cobrindo 100% do consumo.

Foto: Ivan Fuquini
“Os clubes em toda a Europa têm o intuito de ajudar a fazer localmente e internacionalmente, em regiões que precisam. No Brasil, aqui em Paranavaí, por eu ter essa ligação, temos a certeza de que o projeto vai ser bem instalado e sustentável, que o dinheiro vai chegar aonde é preciso. Fico muito feliz de terem confiado em mim e de estar aqui pessoalmente fazendo a entrega”, declarou Larissa Lima.
Ela também expressou o desejo de que a medida beneficente do Rotary Club Bensheim-Südlicher Bergstrasse sirva de inspiração para outros clubes, entidades e empresas. “Que seja um incentivo para apostarem nas instituições de caridade ou de ensino, como o educandário. Para esse projeto, a doação foi feita apenas pelo nosso clube, mas estamos abertos a todo tipo de parceria, porque a gente sabe que sempre a necessidade de ajuda.”
Irmã Ana reiterou a satisfação e a alegria: “Para nós, isso é fantástico, sabe? É uma alegria imensa saber que agora a gente vai poder trabalhar com tantas outras questões, não só o ar-condicionado”.

Foto: Ivan Fuquini
A instituição está providenciando a compra de um forno elétrico. Atualmente, a cozinha conta com fogões a gás, mas os gastos são elevados, afinal o educandário atende a 160 crianças de 1 a 5 anos de idade e fornece três refeições diárias – café da manhã, almoço e lanche da tarde.
A maior parte das atividades pedagógicas em tempo integral é custeada pela Prefeitura de Paranavaí, a partir de um termo de cooperação. Por isso mesmo, o vice-prefeito Pedro Baraldi também participou da cerimônia oficial de entrega das placas solares.
Ao se pronunciar, ele parabenizou o trabalho das irmãs carmelitas no município, “contribuindo com a formação das crianças”. À responsável por intermediar a doação, Larissa Lima, Baraldi disse: “É um grande orgulho ter você representando nossa cidade”.