O Projeto Boa Visão do Rotary Clube de Paranavaí Entre Rios concluiu a 14ª Edição do Projeto Boa Visão. Nesta edição deste projeto permanente foram avaliadas (acuidades) 194 crianças da Escola Municipal Dácia Figueiredo Fortes em Paranavaí. Destas, 35 foram encaminhadas ao oftalmologista e 27 necessitaram de utilização de óculos que foram entregues com orientações aos pais. A entrega teve o brilho da presença do Governador do Distrito 4630 Edgar Silvestre (Deca) e sua esposa Mari Ângela. Silvestre elogiou a iniciativa do Entre Rios como um dos grandes projetos de Rotary. A atividade aconteceu na terça-feira (2 de junho).
Deste o início do projeto foi feita acuidade de 3.677 crianças em escolas públicas. Deste número 631 foram encaminhadas ao oftalmologista e 323 receberam doação de óculos para crianças com algum tipo de comprometimento do funcionamento visual. Este projeto, desde seu início, conta com o apoio da Santa Casa de Paranavaí e muito atenciosamente do médico Dr. Rubens Costa Monteiro Filho, que com sua equipe de residentes prontamente atende as crianças encaminhadas.
O PROJETO CONSISTE NAS SEGUINTES ETAPAS
A cada ano são eleitas até duas escolas municipais e com a parceria e colaboração da direção e coordenação pedagógica do estabelecimento de ensino é marcado um dia para se fazer as acuidades visuais.
Detectado algum tipo de deficiência o nome da criança é anotado e marcado um dia para encaminhamento ao centro oftalmológico da Santa Casa de Paranavaí, onde, coordenado por um médico oftalmologista experiente, uma equipe de residentes faz as consultas das crianças para verificar se há mesmo, ou não, algum tipo de carência visual.
Em se constatada a necessidade de utilização de óculos, o Entre Rios tem uma parceria com a Ótica Tada da cidade de Paranavaí e esta, junto a seus fornecedores, doam os óculos receitados pelos oftalmologistas. Detalhe: a criança vai com os pais à ótica e escolhe a armação que deseja e a lente é colocada de acordo com as especificações da receita médica.
A entrega dos óculos é feita na presença dois pais ou um tutor e, durante a entrega é orientado sobre os cuidados e como bem usá-lo.
As informações são do professor Onivaldo Izidoro Pereira, diretor de Imagem Pública do Rotary Club Paranavaí Entre Rios.