Paranavaí viverá mais uma etapa do Pedalando e Caminhando contra a Pólio. Será neste domingo (20) com concentração na Praça dos Pioneiros. Inscrições a partir das 8h e saída às 9h. Trata-se de mais uma atividade do Rotary Internacional de conscientização com o objetivo de erradicar a poliomielite (paralisia infantil) no mundo. No Brasil o último caso é da Paraíba, em 1989. No entanto, ainda há registro de circulação do vírus em alguns países e casos da doença no Afeganistão e no Paquistão.
O evento do Rotary acontece em várias cidades onde há clubes de Rotary, como explica Paula Santin Mazaro, presidente do Rotary Fazenda Brasileira. Nesta ação será cobrado o valor simbólico de R$ 5,00 ou um quilo de alimento.
O dinheiro será revertido para custar doses do imunizante onde houver necessidade (No Brasil a vacinação faz parte do calendário de rotina do SUS – Sistema Único de Saúde). Já o alimento arrecado vai para entidades beneficentes da cidade.
Os participantes concorrerão a bicicletas e a outros prêmios. Para democratizar as participações, o evento foi dividido entre os que vão de bike e os que preferem ir a pé. Caminhar ou pedalar possibilita a participação de toda a família, reforça Onivaldo Izidoro Pereira, diretor de imagem pública do Rotary Entre Rios.
Integrante do Rotary Arenito, Cláudio Miguel de Souza reforça o convite. A organização preparou toda a estrutura para oferecer segurança, inclusive com carros oficiais e veículos de apoio.
Embora seja gratuita no Brasil, a imunização vem encontrando algumas resistências e segue com índices baixos. Em 2022, o Ministério da Saúde confirmou que a cobertura vacinal para a doença no país ficou em 77,16%. No ano passado melhorou um pouco, atingindo 84,63%, ainda muito abaixo da taxa de 95% recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para impedir a circulação do vírus. O Dia Mundial de Combate à Poliomielite é comemorado em 24 de outubro.