O rosto é uma das partes do corpo que mais aparentam os sinais de envelhecimento. Com a redução na produção de colágeno, que acontece naturalmente após os 30 anos, a pele perde, aos poucos, a firmeza e começa a apresentar rugas, marcas de expressão, ressecamento e flacidez. Especialistas apontam que a quantidade de colágeno do corpo diminui cerca de 1% ao ano e, após os 50, a produção fica em torno de 35% a 40% do total – ou seja, é cada vez mais difícil manter a sustentação, hidratação e jovialidade.
Apesar de ser um processo orgânico e natural do corpo, existem hábitos que podem agravar ou antecipar o envelhecimento facial, como exposição excessiva ao sol, má alimentação e estresse. Para atenuar os sinais da queda de colágeno e manter o rosto sempre firme, é importante investir em uma em cuidados diários, que vão desde o uso de dermocosméticos à adoção de uma vida mais saudável.
O primeiro passo é cuidar do corpo de dentro para fora, afinal, o organismo precisa funcionar perfeitamente para produzir a quantidade adequada de colágeno. Manter o corpo sempre hidratado e consumir, ao menos, dois litros de água por dia evita a desidratação das células e, consequentemente, de suas estruturas de colágeno. A má alimentação também afeta diretamente a produção, pois uma dieta pobre em nutrientes benéficos acelera a destruição das moléculas de colágeno e elastina.
Quando o assunto é aparência, usar dermocosméticos com ativos naturais, que ajudem a recuperar a sustentação e melhorar a saúde da pele, é a chave para um rosto jovial e livre de marcas de expressão. O Sérum Firmador para rosto da Intua Beauty, por exemplo, possui ácido hialurônico de alta absorção combinado com o silício orgânico e o extrato vegetal de picão-preto em sua fórmula, que, juntos, potencializam a produção de colágeno e elastina. Este produto, assim como outros de composição semelhante, ajuda a preencher rugas e melhorar a firmeza da pele.
Para estimular a produção de colágeno, é preciso abusar de produtos ricos em ácido hialurônico e outros nutrientes, que contribuem para uma pele firme, iluminada, hidratada e com maior elasticidade, além de diminuir as linhas de expressão e evitar o envelhecimento precoce. A rotina de skincare traz benefícios imediatos e visíveis para o rosto, mas também aumentam sua qualidade e bem-estar a médio e longo prazo.
Fatores ambientais, como a exposição indevida aos raios UV, podem ser extremamente nocivos para a saúde e aparência pele, pois a radiação solar aumenta a produção de radicais livres, que causam a oxidação da epiderme e trazem diversos efeitos negativos para a pele. Quanto maior for a sua exposição desprotegida aos raios ao longo dos anos, maiores serão os danos para o rosto – em casos extremos, pode ocasionar uma elastose solar, com degradação profunda que deixam a pele totalmente sem sustentação, elasticidade, repleta de rugas e poros dilatados. Por isso, o protetor solar é um importante aliado e sua aplicação deve ser diária, mesmo com a ausência de sol.
Para avaliação mais profunda e cuidados específicos, procure um dermatologista de confiança.