A Câmara Municipal de Paranavaí aprovou nesta segunda-feira (12) o projeto de lei que denomina uma rua da cidade como Cândido Garcia. Fundador da Universidade Paranaense (Unipar), Doutor Candinho, como era conhecido, contribuiu fortemente para o desenvolvimento de Paranavaí ao instalar no município a primeira instituição privada de ensino superior da região.

De acordo com a proposta, aprovada por unanimidade, a rua que levará o nome do empresário está localizada no Jardim São Pedro, bairro recém-projetado ao fim da Rua Rio Grande do Sul. O projeto de lei número 080/2024 foi apresentado pela vereadora Professora Cida Gonçalves (PSD) por solicitação da professora doutora Edwirge Vieira Franco.
“É uma homenagem póstuma em reconhecimento por Candinho implantar em Paranavaí a primeira instituição particular de ensino superior, o Centro de Ensino Universitário de Paranavaí (Ceup), que foi o marco para que a cidade se tornasse um polo educacional regional. Hoje, são mais de 12 instituições de ensino superior instaladas em Paranavaí”, destaca a vereadora Cida Gonçalves.

PROGRESSO POR MEIO DA EDUCAÇÃO
Nascido em Cafelândia, no interior de São Paulo, em 16 de março de 1936, Cândido Garcia tinha espírito empreendedor e visão estratégica para os negócios. Incentivador da educação, ele acreditou no potencial de Paranavaí para se tornar um polo regional de educação.
Em 1994, inaugurou na cidade o Ceup, dando início à história local do ensino superior privado. Aproximadamente dois anos depois, a sede da Unipar foi inaugurada na cidade, com os primeiros 2.535 metros quadrados de construção. Atualmente, o prédio tem mais de 17 mil metros quadrados.
Para Edwirge, o trabalho de Garcia fez completa diferença para o desenvolvimento não apenas da cidade, mas também da população paranavaiense. “Candinho acreditou e apostou em Paranavaí, oportunizando que milhares de jovens pudessem fazer um curso superior no município. São advogados, juízes, promotores, delegados, procuradores, farmacêuticos, fisioterapeutas, enfermeiros, arquitetos, engenheiros, esteticistas, professores e diversos profissionais de outras áreas que se formaram em Paranavaí e hoje atuam em toda a região”.
FIGURA CARISMÁTICA
Além do amor pela educação, Cândido Garcia se destacava pela humildade, honestidade e pela lealdade aos colegas que acreditaram nos propósitos defendidos por ele. Em Paranavaí, Doutor Candinho fez grandes amigos, como o ex-prefeito José Augusto Felippe, que recebeu e defendeu a implantação da Unipar à época.
Rubens Felippe, Delcides Pomin, Dionísio Dal Prá, Teruo Kato, Maurício Yamakawa e Mouhammed Soumaille são mais algumas das amizades feitas por Garcia. Nas vindas a Paranavaí, Doutor Candinho, inclusive, fazia questão de visitar Mouhammed Soumaille, com quem se identificava na vida empresarial.
Durante os anos à frente da Unipar, Garcia tinha como braço direito a professora doutora Edwirge Vieira Franco, diretora-geral da instituição por décadas. Para ele, Edwirge tinha brilho próprio e se tornou um nome respeitado em Paranavaí e região, com extraordinária capacidade de liderança.


CIDADÃO HONORÁRIO
Além da atual homenagem concedida a Cândido Garcia, a Câmara de Paranavaí já havia reconhecido a contribuição do empresário em 2006, com a concessão do título de Cidadão Honorário do município. O projeto foi apresentado pelo vereador Josias Zarelli.