Os presidentes da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná e do Sindicato Rural de Paranavaí, respectivamente, Mario Hélio Lourenço de Almeida Filho e Ivo Pierin Júnior, participaram, na semana passada, do encontro “Liderança Rural – Cultivando Conexões, realizado em Maringá e promovido pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), em parceria com Sebrae-PR. As lideranças rurais de Paranavaí contam que durante todo o dia passaram por uma imersão em relação à importância da representatividade no meio rural. Com atividades lúdicas, interação e palestras motivacionais, o Encontro plantou uma semente de liderança nos participantes.
Almeida Filho e Pierin Júnior contaram que os participantes do encontro foram divididos em três grupos para percorrer os espaços Aprendizagem, Conquistas e Representatividade. Desta forma, em grupos menores, os presentes puderam trocar experiências, conhecer realizações que estão na história do Sistema FAEP/SENAR-PR e também esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da dinâmica da entidade. Tudo isso conduzido de modo interativo, com jogos de tabuleiro, músicas e depoimentos de produtores rurais.
Segundo o presidente da FAEP, Ágide Menegette, estes encontros (serão realizados dez no total em várias cidades do Estado) são um esforço conjunto que vai resultar em uma colheita produtiva da nova safra de líderes rurais para o Estado. “Em cada um dos municípios pelos quais passamos foi possível perceber o entusiasmo e o comprometimento. Foi nítido o interesse das pessoas em assumir o papel de protagonista para que as coisas aconteçam”, apontou. “A ideia de promovermos esses eventos é justamente mostrar o quanto já caminhamos em relação à união do setor e lembrar que as conquistas só foram possíveis pelo trabalho em conjunto”, complementou.
Espaços – No espaço Conquistas, os produtores puderam revisitar acontecimentos históricos, como a mobilização de mais de 4 mil produtores rurais paranaenses que foram a Brasília pressionar a aprovação do Novo Código Florestal, em 2011. Outro ponto alto foi a recente conquista do reconhecimento internacional do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação.
Já no Representatividade, a preocupação foi refletir sobre como funcionam os processos de formação de lideranças. Desde 2019, o Sistema FAEP/SENAR-PR tem investido em iniciativas como o Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS), uma resposta ao fim da contribuição sindical compulsória que impôs o desafio de encontrar fontes alternativas de renda aos sindicatos rurais.
No espaço Aprendizagem, os cursos do SENAR-PR e a necessidade do aprimoramento constante para se manter na vanguarda da produção rural foram as tônicas dos trabalhos.
Segundo os presidentes do Sindicato e da Sociedade Rural, a oportunidade de estreitar laços e criar conexões entre produtores e lideranças rurais foi de grande serventia para a condução de suas entidades. “Foi uma troca de experiência fantástica. O produtor rural é muito bom da porteira pra dentro. Mas é preciso que sejamos bons também no nosso relacionamento externo. Precisamos e devemos cultivar relacionamentos e conexões. E foi isto que aconteceu em Maringá. Somos protagonistas quando o assunto é sustentar a economia deste país. A liderança do agronegócio paranaense tem que ser respeitada”, comentou Mário Hélio.