Manter uma rotina de cuidados com a pele é essencial em qualquer fase da vida. Além dos benefícios estéticos, como maciez e redução das marcas de expressão, este hábito está diretamente atrelado à prevenção e combate de manchas, cicatrizes e outros problemas que podem surgir a curto ou longo prazo.
Aderir ao skincare vai muito além da vaidade – envolve, também, a preocupação com a saúde e a preservação deste que é um dos órgãos mais importantes do ser humano. A escolha de bons produtos e de acordo com o tipo de pele é parte fundamental desta rotina de cuidados. Afinal, a pele funciona como uma barreira que protege o corpo de bactérias, fungos, vírus e danos causados por produtos químicos, exercendo também funções sensoriais, excretoras e de regulação térmica.
Garantir que a pele receba todos os cuidados necessários é um processo com diversas etapas, e, segundo a vice-presidente da área médico-científica da Herbarium, Dra. Jackeline Barbosa, a hidratação é uma das mais importantes para reforçar a proteção oferecida pelo órgão e manter o bom funcionamento das células de todas as camadas.
“Uma pele hidratada é sinônimo de saúde e boa aparência. Quando hidratamos corretamente, devolvemos para a pele exatamente os ativos que são perdidos quando a barreira está danificada, deixando-a menos vulnerável às agressões externas, alterações e patologias dermatológicas que causam irritações e sensibilidades”, explica a médica.
Dra. Jackeline ressalta que a rotina ideal para equilibrar absorção e perda de água da pele consiste em combinar a ingestão de água com o uso de fitocosméticos, especialmente feitos à base de ingredientes que ajudem a complementar esse processo de restauração da barreira natural cutânea como, por exemplo, o Óleo de Rosa Mosqueta.
Optar por fitocosméticos também contribui para a saúde da pele, afinal, possuem compostos naturais como óleos e extratos de plantas medicinais com propriedades regeneradoras. “Além de trazer diversos benefícios para a pele, são comprovadamente eficazes e seguros”, destaca Dra. Jackeline.
A médica ainda alerta que uma das primeiras coisas que as pessoas acabam perdendo no dia a dia é justamente a hidratação, tanto por conta de fatores ambientais (calor, vento, sol, poluição), quanto por uso de cosméticos muito adstringentes, abrasivos ou secativos, que acabam desidratando a pele com mais facilidade.