A Sala do Empreendedor de Itaúna do Sul é um espaço único da Prefeitura Municipal para atendimento ao empreendedor e com parceiros estratégicos. Disponibiliza acesso facilitado à informação, orientação, qualificação, regularização de suas atividades, dentre outros serviços. Tem como objetivo a desburocratização e simplificação de todo processo de constituição, alteração, baixa e licenciamento de empresas. “Ela precisa ser o espaço de referência do empreendedor, um lugar de relacionamento da Prefeitura junto à sociedade, além de criar um ambiente mais favorável ao empreendedorismo e desenvolvimento dos pequenos negócios no município”, declarou o prefeito Gilson José de Góis.
Numa visão mais ampla, a missão da Sala do Empreendedor deve ter o foco para a simplificação dos processos. Com isso ela facilita o dia a dia do empresário junto aos órgãos públicos municipais, garantindo atendimento ágil e de qualidade. Assim, reunir todos os órgãos municipais envolvidos no atendimento às empresas no mesmo espaço físico auxilia no esclarecimento de muitas dúvidas dos empreendedores. Dessa forma, o empresário pode contar com a facilidade de dirigir-se a um único local capaz de oferecer orientação e todos os serviços necessários para facilitar o surgimento de novas empresas, aumentar a competitividade e promover o desenvolvimento sustentável dos empreendedores locais.
O fortalecimento dos pequenos negócios está diretamente relacionado à promoção de condições satisfatórias de acesso à informação, redução da burocracia no processo de abertura de empresas, facilidades tributárias, serviços prestados pelos setores da fazenda, meio ambiente, vigilância sanitária, serviço de microcrédito, entre outros. Por isso, uma política integrada de apoio às micro e pequenas empresas é estratégia fundamental para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios.
A Sala do Empreendedor de Itaúna do Sul já realizou centenas de atendimentos desde a sua inauguração. Principais serviços: alterações de dados, alvarás, kits SEBRAE, ações de inscrição do MEI (CNPJ), boletos DAS – ( INSS/ICMS/ISS), impressão DAS regular, protocolos de bombeiros, CCMEI- certificado da condição de Microempreendedor Individual, CNDS,CNPJ MEI, ação de compra pública, fomentações de crédito, declaração anual – DASN- SIMEI, formalização (Abertura de empresa), nota fiscal – comércio / indústria, nota fiscal MEI- Serviço ( ISS), orientações sobre MEI , parcelamento – microempreendedor individual e relatório de Receita bruta. Atualmente a Sala possui como atendente a servidora Maria Eduarda Marini. Em breve a sala disponibilizará acesso ao crédito através de uma parceria com a Fomento Paraná.
“Estamos sempre de portas abertas para receber nossos empreendedores, é nossa missão ajudar. Estamos sempre dispostos a contribuir com nosso trabalho buscando seriedade e principalmente serenidade em nossas ações”, comentou Maria Eduarda, atendente da Sala do Empreendedor.