Por Edson Godinho*
(Enquanto você lê esta história, coloque para tocar: “Un año de amor”, de Luz Casal (música tema do filme “De Salto Alto” de Pedro Almodóvar)
Olá, caro(a) leitor(a), nesta semana tenho mais alguns relatos sobre o cinema de Pedro Almodóvar para você.
Após a indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos” (1988), Almodóvar dedica sua próxima produção ao relacionamento abusivo, mas como de praxe o diretor se utiliza do absurdo para criar uma história, nesse caso um romance que nasce de um sequestro, em “Ata-me!”, de 1990. A funcionalidade do roteiro de “Ata-me!” é questionável nos dias de hoje, mas devemos nos ater ao recorte histórico.
Em 1991 é a vez de “De Salto Alto” tocar em uma série de temas tabus. Pedro traz o símbolo sexual espanhol da época Miguel Bosé na pele de muitas personagens, entre elas a travesti Letal.
Salto Alto surge de uma noitada em que Pedro Almodóvar e o estilista francês Jean Paul Gaultier foram a um show de travestis em Madrid – termo utilizado na época – e ali na frente dos dois estava a travesti argumento para Letal – fato narrado no livro: Conversas com Almodóvar, 2008.
Mais que isso, “De Salto Alto” é um filme de protagonistas mulheres, com foco na relação mãe e filha – vividas por Marisa Paredes e Victoria Abril – referência ao longa-metragem “Sonata de Outono” (1978), do cineasta sueco Ingmar Bergman.
Salto Alto está embebido em um clima policial e investigativo, que nessa época começava aflorar na filmografia de Almodóvar, influência do diretor inglês Alfred Hitchcock.
Ainda nos anos 90 Almodóvar apresenta ao público “Kika” (1993), uma de suas mais emblemáticas comédias. É interessante frisar que Pedro Almodóvar transita entre a comédia e o drama com maestria.
No ano de 1995 “A Flor do Meu Segredo” parece ser o filme mais tímido de Almodóvar, até então, mas na verdade é o ponto inicial da segunda fase do cinema de Pedro Almodóvar. Para muitos críticos, é a chegada de uma fase mais madura e comprometida com a escrita e o cinema. Em “A Flor do Meu Segredo” estão os argumentos para o vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro “Tudo Sobre Minha Mãe” (1999) e a do aclamado “Volver” (2006).
Nos encontramos na próxima semana para falarmos sobre quando a carne fica trêmula. Até lá.
*Edson Godinho: artista visual, produtor cultural e professor de Arte e História da Arte