O vereador mais votado integra o União Brasil, partido aliado ao PSD do prefeito eleito de Paranavaí, Mauricio Gehlen
REINALDO SILVA
Da Redação
Eleito vereador de Paranavaí com o maior número de votos, Antonio Marcos Sampaio não pretende concorrer à presidência do Legislativo. Pelo menos não no primeiro momento. Em entrevista ao Diário do Noroeste, disse que não se sente preparado, mas quer trabalhar todos os dias para – quem sabe? – pensar nessa possibilidade daqui a dois anos.
Sampaio foi a opção de 2.408 eleitores. A popularidade transformada em votos o coloca nos holofotes. “Já começaram a me procurar, alguns vereadores, para compor uma chapa, mas a gente está analisando ainda.” Além do presidente, compõem a mesa diretora o vice e dois secretários.
Por ora, a preocupação recai sobre as necessidades da população. Desde segunda-feira (7), no dia após a eleição, tem visitado equipamentos públicos a fim de conversar com os usuários e identificar as demandas. Esteve em unidades básicas de saúde, na farmácia municipal, no terminal urbano. Esse levantamento será a base para elaborar indicações e projetos de lei a partir de 1º de janeiro de 2025. “Quando você está próximo, consegue ver os problemas e encontrar soluções.”
Sampaio integra o União Brasil, partido aliado ao PSD do prefeito eleito de Paranavaí, Mauricio Gehlen. Seguindo o curso normal, comporá a base de apoio ao governo. Mesmo assim, defendeu a independência dos poderes e garantiu que analisará criteriosamente todas as propostas do Executivo, buscando o diálogo. O objetivo, disse, é proporcionar o melhor para a cidade.
A avaliação é que a nova configuração da Câmara de Vereadores, com 15 cadeiras e 10 novos nomes em relação à atual legislatura, resultará em maior representatividade. “Acredito que vão ser muitas pessoas com vontade de trabalhar, muitos jovens com projetos, pessoas que vão trazer seu profissionalismo para transformar a cidade.”
Em 2020, quando também concorreu ao cargo de vereador, Sampaio totalizou 699 votos, garantindo a condição de segundo suplente. Assumiu a cadeira por um mês, entre outubro e novembro de 2023, no lugar de José Galvão – reeleito para o mandato de 2025 a 2028.
“Foi uma experiência bem bacana, totalmente diferente do que eu pensava. Dentro desse mês que fiquei na Câmara, analisei que o vereador não deve ficar no gabinete. Ele tem que ficar na rua.” Ele calculou que tenha apresentado aproximadamente 40 indicações durante o período em que atuou no Legislativo.
AGRADECIMENTOS
Sampaio agradeceu a todas as pessoas que contribuíram de forma voluntária com a campanha eleitoral. “Fizemos uma campanha bem simples, mas com muita gente ajudando nos distritos, nas vilas rurais, no comércio. O resultado dessa eleição é de todos.”
Gratidão também aos que votaram nele. “Cada um desses 2.408 votos foi um abraço. 2.408 abraços. Pessoas que abriram as portas para nós nessa trajetória, famílias que confiaram em nós.”