(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

Sancionada a lei que permite a presença de doulas em hospitais de Paranavaí

O parto é um momento traumático para muitas mães. Os altos níveis de hormônios, as dores e os medos se misturam à expectativa da chegada do filho. Um turbilhão de emoções e sensações físicas e emocionais. Nesse momento, ter alguém que acompanhe o nascimento do bebê e dê suporte para as mulheres é reconfortante. Assim a primeira-dama de Paranavaí, Laís Willemann Gomes, defendeu a presença de doulas nos hospitais da cidade, o que já é possível graças à nova legislação. O texto que dá às gestantes o direito de escolher quem estará ao lado delas foi assinado pelo prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ).

Na manhã desta quarta-feira (14), algumas mulheres que participaram do processo de elaboração do projeto de lei, que agora é realidade em Paranavaí, se reuniram para conversar um pouco sobre a nova perspectiva e falaram da importância das doulas. Autora da proposição, a vereadora Fernanda Zanatta ressaltou que as mulheres em trabalho de parto se sentem vulneráveis e destacou a necessidade de estarem com alguém que conheça a história da gestação e contribua para que o procedimento seja humanizado.

Doula, Mariana Melo de Paula agradeceu o empenho da vereadora e de todas as pessoas envolvidas na aprovação da lei. Emocionada, reconheceu que a presença das doulas nos hospitais ainda é motivo de resistência, mas a mudança vai proporcionar experiências positivas. “Que cada vez mais mulheres sejam respeitadas e tenham esse acolhimento”, disse.

Foi seguida por Tainara Andrade, também doula. O momento, declarou, é de gratidão. A permissão legal para que as profissionais estejam presentes durante o parto “é uma conquista muito grande para a gente”. Agora, será possível “desconstruir o pensamento de que a doula vai atrapalhar”. A ideia, ao contrário, é somar esforços para garantir a saúde da mulher e do bebê.

A princípio, a nova lei autoriza a presença de doulas em hospitais de Paranavaí durante o trabalho de parto – para mulheres que têm condições e optam por esse acompanhamento. Não se trata de uma obrigação. Mas, quem sabe, um dia, disse Fernanda Zanatta, otimista, as doulas sejam incluídas nas políticas públicas e se unam ao quadro de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). (Reinaldo Silva)

Compartilhe: