(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Governador sanciona lei que institui Conselho e Conferência Estadual da Juventude
Foto: SEDEF
Governador sanciona lei que institui Conselho e Conferência Estadual da Juventude Foto: SEDEF

CIDADANIA

Sancionada lei que institui Conselho e Conferência Estadual da Juventude

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou na última sexta-feira (19) a Lei nº 22.636/2025, que institui o Conselho Estadual de Juventude do Paraná (Cejuv/PR) e a Conferência Estadual de Juventude (CEJ). A nova legislação marca um passo importante na consolidação das políticas públicas voltadas para jovens entre 15 e 29 anos no Estado. Criado em 1988 pelo Decreto nº 2.897, o CEJUV ficou inativo por mais de 20 anos, sendo sua regulamentação incluída nas metas da atual gestão do governo do Paraná.

Vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), o Conselho é um órgão colegiado de caráter consultivo, fiscalizador e deliberativo, com a missão de formular, propor e acompanhar diretrizes da Política Estadual de Juventude, em consonância com o Estatuto da Juventude (Lei Federal nº 12.852/2013). É composto por representantes da Sociedade Civil e do Poder Público com reconhecida atuação na defesa e promoção dos direitos da juventude.

O órgão é composto por 24 membros titulares e 24 suplentes, com paridade entre representantes do governo e da sociedade civil. Entre os segmentos da sociedade representados, estão o movimento estudantil (secundarista e universitário), juventudes de partidos políticos, movimentos étnico-raciais, juventude do meio rural, juventude religiosa, povos indígenas, diversidade sexual e pessoas com deficiência.

“Com a sanção da Lei nº 22.636, o Paraná passa a reconhecer institucionalmente a importância de ouvir e envolver os jovens na formulação de políticas públicas. A medida reforça o compromisso do governo com a participação social, a transparência e a valorização da juventude como protagonista. Todos queremos a juventude congregando ideias, discutindo, debatendo. Este Conselho será um local de proposições, com muito mais autonomia”, explicou o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.

“Há muitas gestões estamos construindo e sonhando com esta Lei. É uma conquista muito importante para a juventude do nosso Estado. Sem dúvida, é uma vitória coletiva”, avaliou a presidente do CEJUV, Rulianna Shayra Caldeira Lima.

Competência – Entre as principais competências do CEJUV estão a aprovar e revisar o Plano Estadual de Juventude; fiscalizar a execução das políticas públicas voltadas à juventude; sugerir ações ao Plano Plurianual e à Lei Orçamentária; incentivar a criação de Conselhos Municipais de Juventude; promover pesquisas, intercâmbios e eventos que fortaleçam a juventude e convocar e organizar a Conferência Estadual de Juventude, em conjunto com a secretaria responsável.

A estrutura do Conselho contará com Plenário, Mesa Diretora, Secretaria-Executiva, Comissões Temáticas e Grupos de Trabalho. A presidência será alternada entre representantes da sociedade civil e do governo. O mandato dos conselheiros é de dois anos, sem remuneração.

Conferência – A nova lei também institui oficialmente a Conferência Estadual de Juventude, evento com caráter avaliativo, propositivo e deliberativo, que seguirá o calendário nacional e será coordenado pelo Cejuv. A conferência será espaço legítimo de escuta e construção coletiva das prioridades e reivindicações dos jovens paranaenses.

Compartilhe: