(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Estação de tratamento de esgoto de Paranavaí. Tema é central pra om desenvolvimento da cidade
Estação de tratamento de esgoto de Paranavaí. Tema é central pra om desenvolvimento da cidade

PLANO MUNICIPAL

Saneamento básico em Paranavaí é tema de audiência pública nesta terça-feira

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Água, galerias pluviais, esgoto e lixo são os quatro eixos do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), em fase de elaboração em Paranavaí. O objetivo é construir propostas para os próximos 20 anos, com base em estudos técnicos e nas demandas apresentadas pela comunidade. Nesta terça-feira (5), haverá audiência pública na Câmara de Vereadores, às 19h, e toda a população é convidada a participar dos debates – presencialmente ou pela internet.

“Queremos ouvir a opinião dos moradores, saber o que querem de melhorias. As pessoas conhecem de perto a realidade e sabem quais são os problemas do dia a dia”, disse a coordenadora do PMSB, Paula Sanches. Por se tratar de um processo participativo, é fundamental ouvir o que as pessoas têm a dizer: opiniões, dúvidas, sugestões, reclamações… Quanto maior for a representatividade, melhor será a construção do plano municipal.

O processo de elaboração do PMSB inclui outras etapas. Os paranavaienses terão a oportunidade de participar de oficinas públicas e responder questionários online. Enquanto isso, seguem os levantamentos de dados e as coletas de informações. O desenvolvimento técnico é da Fundação Fafipa, que firmou um contrato com a Administração Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente. Cada fase tem o acompanhamento dos comitês de coordenação e executivo.

A expectativa é que o Plano Municipal de Saneamento Básico esteja pronto em janeiro de 2022. Depois de avaliado, será levado para a votação na Câmara de Vereadores. Para ter validade, disse Paula Sanches, é preciso ser transformado em lei. É a primeira vez que Paranavaí desenvolve um projeto como este. Antes, foram feitos estudos na mesma direção, mas não tiveram aplicação legal.

O PMSB servirá como base para ações voltadas ao perímetro urbano, aos distritos e à área rural, mediante soluções compatíveis com as características socioculturais e ambientais de cada realidade. Serão estabelecidas metas imediatas, de curto, médio e longo prazos, com soluções graduais e progressivas que permitam alcançar a universalização do acesso aos serviços de saneamento básico.

Municipalização – Em julho deste ano, o prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ), declarou ao Diário do Noroeste que a Administração Municipal assumiria o tratamento de água e esgoto, serviço executado atualmente pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A mudança garantiria a chegada da rede de esgoto a 100% dos bairros em dois anos.

A elaboração do PMSB permite avançar mais um passo no processo de municipalização dos serviços de saneamento básico, que permitiria, segundo o prefeito KIQ, reduzir o valor da tarifa cobrada dos usuários e ampliar a receita líquida para os cofres públicos, algo em torno de R$ 48 milhões a mais por ano.

No dia 23 de agosto, a Câmara de Vereadores aprovou o ingresso de Paranavaí no Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (Cispar). A lei já foi sancionada. Com o apoio técnico do Cispar, a Administração Municipal terá condições de promover concorrência pública para definir a empresa que assumirá o tratamento de água e esgoto.

A primeira concessão para a Sanepar foi formalizada no dia 12 de abril de 1972. Já no dia 2 de janeiro do ano seguinte, a Companhia de Saneamento do Paraná iniciou a execução dos serviços na cidade. Foram feitos termos aditivos para a renovação do acordo, mas, no entendimento jurídico da Administração Municipal, o contrato não tem mais validade desde 2018.

Água, galerias pluviais, esgoto e lixo são os quatro eixos do Plano Municipal de Saneamento Básico
Compartilhe: