A Sanepar iniciou neste mês o trabalho de vistoria técnica operacional nas ligações de esgoto em imóveis de Paranacity, na região Noroeste. A finalidade é verificar se elas foram executadas corretamente e se as instalações hidrossanitárias seguem as orientações da Companhia e da legislação ambiental.
O trabalho é feito pelas equipes da empresa Engezzi Engenharia, contratada pela Sanepar, com agentes treinados e que utilizam crachás e uniformes com a inscrição “A Serviço da Sanepar”. As vistorias devem ser feitas até junho em 1,6 mil imóveis da cidade que já têm disponível a rede coletora de esgoto.
As equipes dependem de autorização do morador para ter acesso ao imóvel e vistoriar pontos de lançamento de esgoto doméstico como banheiros, cozinhas e lavanderias. As condições da caixa de gordura também são verificadas. Os testes utilizam corantes à base de água que não prejudicam a saúde das pessoas ou causam danos ao meio ambiente.
Ao final da verificação, se o imóvel estiver com todas as instalações feitas de forma correta, os agentes emitem um certificado de regularidade. Se houve irregularidade, o cliente é orientado e terá um prazo para fazer as adequações. As vistorias não têm custo e são fundamentais para assegurar o bom funcionamento da coleta e do tratamento de esgoto.
Todos os imóveis servidos pela rede coletora são obrigados a se conectar à rede pública. Quando bem utilizado, o sistema traz benefícios para a comunidade e para o meio ambiente, com o afastamento e o tratamento adequado, inibindo a proliferação de insetos e a disseminação de doenças.
CUIDADOS COM A LIGAÇÃO – A Sanepar reforça que é preciso dar atenção à necessidade da caixa de gordura e à destinação da água das chuvas para as galerias de águas pluviais. Esta é uma das principais irregularidades, junto com o despejo de lixo e gordura na rede coletora. Isso causa transtornos para a Sanepar e também para o cliente, pois pode haver transbordamento de esgoto nas ruas e refluxo de esgoto para dentro do imóvel.