Orientar os moradores sobre os benefícios do saneamento básico e capacitar profissionais para fazer instalações hidráulicas da forma mais eficiente têm sido os objetivos de reuniões com as comunidades e cursos de encanadores, promovidos pela Sanepar na Região Noroeste. Na última semana, as equipes da Companhia realizaram atividades de educação socioambiental nas cidades de Guairaçá e de Iretama, que estão recebendo investimentos para implantação do sistema de coleta e tratamento do esgoto.
Na quinta-feira (21), o encontro foi no Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, em Guairacá. A gestora de Educação Socioambiental da Sanepar, Andrea Fontes da Silva, explica que entender o processo de implantação das obras, do sistema de coleta e tratamento do esgoto é fundamental para que a comunidade se prepare para interligar seus imóveis e que essa ligação seja feita corretamente. A direção da escola solicitou que a Sanepar fizesse ainda uma palestra aos estudantes dos terceiros anos do ensino médio para que estes entendam o processo e sejam multiplicadores das informações juntos das suas famílias e da comunidade.
O Curso de Encanador da Sanepar realizado no sábado (23), em Iretama, reuniu 20 profissionais que trabalham com instalações hidráulicas na cidade. Os participantes aprendem e aprimoram as técnicas para a realização de ligações dos imóveis ao sistema de coleta e tratamento de esgoto, alinhando-se às normas técnicas legais e ambientais vigentes, ficando aptos a executar as ligações para os moradores quando a rede estiver liberada.
Orivaldo Bustus, que trabalha com manutenção há mais de 30 anos, avalia o curso como bastante proveitoso. “A gente sempre está aprendendo alguma coisa. Então, o que aprendemos aqui hoje vai nos auxiliar bastante no dia a dia”, disse. Outro participante, José Jair, também elogiou a iniciativa: “A gente só tem que agradecer. Vamos aprendendo a cada dia mais e se qualificando”. O profissional José Carlos Marçal de Oliveira afirmou que as explicações e a aula prática sanaram as dúvidas que tinha.