A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) alcançou a nota “A” no ranking da Carbon Disclosure Project (CDP), organização global que avalia a gestão estratégica perante o risco das mudanças climáticas. No ano passado, a Companhia ficou com a classificação C, subindo três posições.
A CDP mobiliza investidores, companhias e governos a construir e acelerar ações colaborativas e urgentes, medindo e compreendendo seu impacto ambiental por meio da principal plataforma de divulgação de iniciativas ambientais Climate Change (Mudanças Climáticas) referente ao ano 2023.
A Sanepar foi classificada na faixa de liderança (A, A-), superando a média regional da América do Sul e do setor, ambas B.
A Companhia respondeu o questionário de Mudanças Climáticas, que engloba a gestão estratégica dos riscos e oportunidades da empresa relacionadas ao tema, identificando os principais fatores do risco e suas ações mitigatórias.
Também respondeu sobre as práticas de gestão de emissões de gases de efeito estufa em seus processos e como atua para reduzir a emissão destes gases. O processo é liderado pelo Comitê Ambiental, Social e Governança (ASG).
A evolução da nota da Sanepar no ranking global da CDP é reflexo das práticas Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) adotadas pela Companhia perante o risco das mudanças climáticas em seu negócio, além do histórico de inventários de emissões de gases de efeito estufa e iniciativas de promoção de energias renováveis, ações que mantêm a empresa com foco na inovação para a sustentabilidade.
A pontuação no ranking da CDP é um dos critérios de elegibilidade do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. A Sanepar integra o ISE desde 2022. Com a nova pontuação, poderá ter também uma recolocação na carteira 2023/2024 da B3, que será divulgada em maio próximo.