(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

CRISE HÍDRICA

Sanepar reforça o alerta sobre economia de água diante da falta de chuvas regulares

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Apesar de não haver risco iminente de racionamento de água no Noroeste do Paraná, o momento é crítico. A crise hídrica tornou necessário adotar o rodízio em diversos municípios do Estado, com distribuição para os bairros de forma intercalada, por isso, o apelo do gerente regional da Sanepar, Heterley Ubaldo, é que a população adote medidas de economia de consumo.

Ele cita os casos de Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Ibaiti e Quatiguá, no Norte do Paraná, que entraram no sistema de abastecimento alternado nas últimas semanas. As cidades de Mandaguaçu, Goioerê, Iretama, Rolândia, Sabáudia, Siqueira Campos, Carlópolis, Jacarezinho, Leópolis e São Sebastião da Amoreira, além dos distritos Panema (em Santa Mariana) e Triolândia (em Ribeirão do Pinhal) estão em situação de alerta, em função da redução significativa dos níveis dos mananciais.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), em 2021 a maioria dos meses foi marcada por volumes de chuva abaixo da média histórica – janeiro foi o único que registrou precipitação acima. A previsão indica que outubro terá marca igual o maior do que a média, o que deverá reduzir os efeitos da longa estiagem.

Em Paranavaí, há possibilidade de pancadas de chuva a partir desta sexta-feira (1º) até segunda-feira (4). As precipitações irregulares deverão voltar na quarta-feira (6) e se repetir até sexta-feira (8). Para reduzir os efeitos da crise hídrica, no entanto, é necessário que haja chuvas mais constantes e com maior tempo de duração. Segundo o gerente regional da Sanepar, o nível dos mananciais da Região Noroeste caiu aproximadamente 40%.

Medidas de economia – A Sanepar tem algumas dicas para economizar: reduzir o tempo do banho; fechar a torneira enquanto esfrega as mãos, faz a barba, lava a louça ou escova os dentes; não jogar cigarros, absorventes ou papéis no vaso, porque haverá maior consumo de água para mandar esse lixo embora; não utilizar jato de mangueira na hora de varrer a calçada; e evitar a lavagem de veículos.

Para dar uma ideia da eficiência dessas medidas, a Companhia de Abastecimento indica que um banho de 15 minutos exige 105 litros de água. Se o tempo for reduzido para 10 minutos, o consumo cai para 70 litros. Lavar o carro com a mangueira aberta pode representar um volume próximo de 360 litros. No caso de vazamentos, uma torneira que esteja somente gotejando consome 60 litros de água por dia.

Temperatura – O Simepar prevê temperaturas elevadas em Paranavaí durante os próximos dias. A máxima pode chegar a 39ºC nesta sexta-feira, 38ºC sábado e 35ºC domingo. A semana que vem terá dias mais amenos e já na segunda-feira os termômetros marcarão 29ºC. Em relação às mínimas, a previsão é de 21ºC hoje e 20ºC sábado e domingo. Na semana seguinte, 19ºC segunda e terça-feira e 16ºC sábado.

Heterley Ubaldo falou sobre a importância de adotar medidas de economia de água
Foto: Arquivo DN
Compartilhe: