REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Apesar de não haver risco iminente de racionamento de água no Noroeste do Paraná, o momento é crítico. A crise hídrica tornou necessário adotar o rodízio em diversos municípios do Estado, com distribuição para os bairros de forma intercalada, por isso, o apelo do gerente regional da Sanepar, Heterley Ubaldo, é que a população adote medidas de economia de consumo.
Ele cita os casos de Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Ibaiti e Quatiguá, no Norte do Paraná, que entraram no sistema de abastecimento alternado nas últimas semanas. As cidades de Mandaguaçu, Goioerê, Iretama, Rolândia, Sabáudia, Siqueira Campos, Carlópolis, Jacarezinho, Leópolis e São Sebastião da Amoreira, além dos distritos Panema (em Santa Mariana) e Triolândia (em Ribeirão do Pinhal) estão em situação de alerta, em função da redução significativa dos níveis dos mananciais.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), em 2021 a maioria dos meses foi marcada por volumes de chuva abaixo da média histórica – janeiro foi o único que registrou precipitação acima. A previsão indica que outubro terá marca igual o maior do que a média, o que deverá reduzir os efeitos da longa estiagem.
Em Paranavaí, há possibilidade de pancadas de chuva a partir desta sexta-feira (1º) até segunda-feira (4). As precipitações irregulares deverão voltar na quarta-feira (6) e se repetir até sexta-feira (8). Para reduzir os efeitos da crise hídrica, no entanto, é necessário que haja chuvas mais constantes e com maior tempo de duração. Segundo o gerente regional da Sanepar, o nível dos mananciais da Região Noroeste caiu aproximadamente 40%.
Medidas de economia – A Sanepar tem algumas dicas para economizar: reduzir o tempo do banho; fechar a torneira enquanto esfrega as mãos, faz a barba, lava a louça ou escova os dentes; não jogar cigarros, absorventes ou papéis no vaso, porque haverá maior consumo de água para mandar esse lixo embora; não utilizar jato de mangueira na hora de varrer a calçada; e evitar a lavagem de veículos.
Para dar uma ideia da eficiência dessas medidas, a Companhia de Abastecimento indica que um banho de 15 minutos exige 105 litros de água. Se o tempo for reduzido para 10 minutos, o consumo cai para 70 litros. Lavar o carro com a mangueira aberta pode representar um volume próximo de 360 litros. No caso de vazamentos, uma torneira que esteja somente gotejando consome 60 litros de água por dia.
Temperatura – O Simepar prevê temperaturas elevadas em Paranavaí durante os próximos dias. A máxima pode chegar a 39ºC nesta sexta-feira, 38ºC sábado e 35ºC domingo. A semana que vem terá dias mais amenos e já na segunda-feira os termômetros marcarão 29ºC. Em relação às mínimas, a previsão é de 21ºC hoje e 20ºC sábado e domingo. Na semana seguinte, 19ºC segunda e terça-feira e 16ºC sábado.