REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A Santa Casa de Paranavaí registrou quatro mortes por Covid-19 entre segunda e quarta-feira. Todos estavam em leitos exclusivos da UTI, com quadro de saúde agravado. No mesmo período, três pacientes tiveram alta e foram liberados. Assim, a Unidade de Terapia Intensiva chegou a ter quatro pacientes e na Enfermaria, três.
De acordo com a Santa Casa, a primeira paciente a morrer foi uma moradora de Terra Rica, de 56 anos de idade, hipertensa. Chegou ao hospital no dia 19 de outubro, em estado grave, sendo necessário entubá-la. O óbito foi registrado na segunda-feira (1º) às 14h10.
Um homem de 32 anos, de Porto Rico, morreu na madrugada de terça-feira (2). Tinha obesidade e foi internado no dia 17 de outubro, utilizando oxigênio. Com a piora do quadro clínico, precisou ser entubado, mas não resistiu às complicações da doença.
Também de Terra Rica, um homem de 81 anos de idade chegou ao hospital no dia 26 de outubro, com teste positivo para Covid-19, sendo levado diretamente para a UTI, com uso de oxigênio. Houve piora do quadro clínico, e ele precisou ser entubado. O registro do óbito foi na terça-feira (2), às 19h05.
Na madrugada de ontem (3), morreu uma mulher de 82 anos, de São Carlos do Ivaí. Tinha hipertensão e arritmia. Foi internada no dia 14 de outubro na UTI, fazendo uso de oxigênio. O óbito foi confirmado às 4h05.
Considerando as mortes e a liberação de três pacientes, também no período de segunda a quarta-feira, a Santa Casa de Paranavaí alcançou um dos índices de ocupação de leitos mais baixos das últimas semanas. Na UTI, a taxa ficou em 17%, acima do valor registrado em 1º de outubro (13%) e igual ao de 29 de setembro. A Enfermaria ficou nos 19%.
Em Paranavaí – Ontem, a Prefeitura de Paranavaí divulgou a atualização dos números da doença entre os dias 25 e 28 de outubro – por questões técnicas, o Boletim Covid deixou de ser diário e passou a ser semanal.
Segundo a Administração Municipal, o período foi marcado por 59 casos, sendo 11 confirmações através de laudos do Laboratório Central do Paraná, 47 por testes rápidos e 1 PCR ultrassensível. Os pacientes são 21 homens entre 19 e 82 anos, 27 mulheres de 18 a 81 anos, um adolescente de 13 anos e 10 crianças de 1 a 8 anos.