(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini
Foto: Ivan Fuquini

SAÚDE

Santa Casa espera funcionamento do novo aparelho de hemodinâmica dentro de até 90 dias

REINALDO SILVA

Da Redação

A Santa Casa de Paranavaí deu o primeiro passo para viabilizar cirurgias cardíacas. Nesta quarta-feira (10), o hospital recebeu o aparelho de hemodinâmica, utilizado para exames cardiovasculares e procedimentos como cateterismo e angioplastia. A expectativa é de que o equipamento esteja em funcionamento dentro de 60 a 90 dias.

A compra de quase R$ 3,4 milhões foi possível graças ao intermédio do deputado federal e ex-ministro da Saúde Ricardo Barros, atual secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Paraná.

O aparelho fabricado na Holanda exige cuidados especiais, por isso o espaço onde será operado está recebendo investimentos, com novas instalações elétricas, reforço no piso e adequação do forro. O sistema de distribuição de energia da Copel também passará por mudanças que permitam o devido funcionamento do equipamento – os trâmites já estão em andamento.

Em razão das dimensões dos dispositivos, foi preciso utilizar um caminhão-guincho para descarregar as caixas. Uma das paredes da ala hospitalar teve de ser desmanchada para concluir a entrega.

Equipamento foi entregue nesta quarta-feira com a ajuda de um caminhão-guincho. Foto: Ivan Fuquini

Durante toda a manhã, as ruas próximas da unidade central da Santa Casa ficaram interditadas, e o controle de tráfego ficou por conta da equipe da Diretoria Municipal de Trânsito.

ENCURTANDO DISTÂNCIAS

De acordo com o diretor-geral da Santa Casa de Paranavaí, Héracles Alencar Arrais, atualmente as cirurgias cardíacas são realizadas em outros centros. Significa que em alguns casos os pacientes do Noroeste do Paraná chegam a viajar quilômetros para receber os atendimentos necessários. Para dar uma ideia, a distância que separa Querência do Norte e Arapongas passa de 260 quilômetros e mais de três horas e meia de viagem.

O aparelho de hemodinâmica permitirá atender em Paranavaí os 300 mil habitantes da região e até mesmo de outras áreas do estado. A regulação das vagas será feita pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), da mesma forma que outros procedimentos eletivos.

Arrais informou que haverá repasse financeiro do governo estadual para a realização de exames e cirurgias e participação das prefeituras que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde e Serviços (CIS) da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar).

Compartilhe: