Depois de suspender, no começo do ano, os leitos de UTI exclusivos para pacientes de Covid, conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde (as internações de terapia intensiva foram para Maringá), a Santa Casa de Paranavaí agora vai ficar sem os leitos de enfermaria específicos desta patologia. A mudança deve-se ao abrandamento dos casos de contaminação, internação e óbitos provocados pelo vírus SarsCov2.
Segundo informações do hospital e da 14ª Regional de Saúde, os casos de Covid serão tratados agora como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). “Terá o mesmo tratamento da Influenza, por exemplo”, diz o diretor da 14ª Regional de Saúde, Nivaldo Mazzin.
A Santa Casa, embora sem leitos exclusivos, vai buscar isolar estes pacientes. Nesta terça-feira (29), havia alguns pacientes de Covid na UTI. Mas estavam isolados. “Vamos nos adequar à nova realidade”, diz o gerente financeiro do hospital, Marcelo Cripa. Segundo ele, os casos de Covid deverão ser encaminhados à Santa Casa pela Central de Leitos.